Fapeg participa do Encontro da Rede Jean Monnet

Nesta quarta-feira, dia 16, foi realizada a abertura do Encontro da Rede Jean Monnet, no HUB Goiás, em Goiânia, com o tema “O Impacto da Cúpula União Europeia – CELAC e a Parceria Estratégica como Brasil”. O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e foi representada pelo presidente da instituição, Robson Vieira, que também esteve representando o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo À Pesquisa (Confap) como diretor regional do Centro-Oeste.

O evento é uma iniciativa da Delegação da União Europeia do Brasil conjuntamente como Projeto de Diplomacia Pública da UE e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e, além da Fapeg, tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti). A reunião de hoje foi exclusiva para os membros da rede. Já na quinta-feira, dia 17, é aberta ao público, no HUB Goiás.

Na pauta, serão analisadas as áreas de interesse mútuo, como comércio, investimentos, meio ambiente, ciência e tecnologia, cultura e educação, e os impactos dessa cooperação em termos econômicos, políticos e sociais. O encontro conta ainda com a presença de coordenadores dos projetos Jean Monnet, representantes da delegação da União Europeia no Brasil e autoridades ministeriais do governo brasileiro e do estado de Goiás, distribuídos em Painéis e Workshops. Pela Fapeg também estiveram presentes o diretor científico e de inovação, Claudio Leles; o chefe de gabinete, Henrique Troncoso; e o gerente de parcerias internacionais, Gabriel de Paula.

A solenidade de abertura
Robson Vieira, que estava representando a Fapeg e o Confap, ressaltou que a Fundação tem investido em áreas estratégicas, como, por exemplo, em combustível verde e transformação digital, que são importantes para a União Europeia e para Goiás, e que podem ser construídas ações em conjunto. “Também um objetivo que temos trabalhado é na criação de um plano estadual de internacionalização. Não apenas pensando em mobilidade, mas pensando em trazer a internacionalização como um vetor importante para o crescimento de conhecimento e do nosso estado. Queremos intensificar nossas ações nesse sentido”. Robson também comentou dos editais que a Fapeg aderiu por meio do Confap em parceria com a União Europeia (UE).

Lidiane Monteiro, superintendente de inovação tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), representou o titular da pasta, José Frederico Lyra Netto, e ressaltou a importância do evento e, em especial, por estar sendo realizado no HUB, um ambiente de inovação. A coordenadora da Cátedra Jean Monnet na UFG e secretária de Relações Internacionais da universidade, Laís Forti Thomaz, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a vinda deles a Goiânia.

A adida civil da Delegação da União Europeia no Brasil, Zahra Piñero-Lozano, destacou que a Rede Jean Monnet é uma das parcerias mais bem sucedidas com a UE e falou da importância desse evento, com diálogos enriquecedores e uma oportunidade de captar o olhar que os participantes têm em diferentes ações em conjunto. Ela ainda informou sobre mudanças que haverá na Delegação e agradeceu a todos os participantes por trabalharem com a UE.

Hoje, o evento também contou com o painel “Troca de experiências e perspectivas de cooperação futura com a União Europeia”. Amanhã o encontro está marcado para começar às 9 horas com painel e palestras. A cerimônia de encerramento será às 12h30, com as presenças do presidente da Fapeg, Robson Vieira; do embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez; do chefe do gabinete de assuntos internacionais do Governo do Estado de Goiás, Giordano de Souza; e do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo