Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro incentiva a internacionalização da pesquisa goiana

Novo edital da Fapeg favorece a integração da ciência produzida em Goiás nas redes de cooperação internacionais.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lança a Chamada Pública Nº 05/2023 – Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro nesta quarta-feira, 05. O edital apoia a vinda de pesquisadores visitantes estrangeiros referências nas respectivas áreas de atuação sob responsabilidade de um pesquisador-coordenador que  possua vínculo empregatício com Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediada no Estado de Goiás. Podem participar instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, na qual o pesquisador-coordenador seja docente permanente de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu.

Com o programa, a Fapeg promove o incentivo à internacionalização da pesquisa e dos pesquisadores atuantes em IES goianas e favorece a integração da ciência produzida em Goiás nas redes de cooperação internacionais. O financiamento será realizado com recursos provenientes do Tesouro Estadual podendo chegar até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais). Os valores podem ser gastos com compras de passagens aéreas, terrestres e outras despesas de locomoção; despesas de hospedagem e despesas com alimentação.

Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento e terão prazo máximo de execução de doze meses, contados a partir da data da concessão do auxílio. O pesquisador-coordenador deverá demonstrar experiência prévia sólida de trabalho com pesquisadores estrangeiros e estar integrado academicamente a redes de pesquisa internacionais. Entre as condições de elegibilidade para o(a) Pesquisador(a) Visitante Estrangeiro(a), estão: não ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir título de doutor(a) ou equivalente e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional, comprovada por meio de atividades de pesquisa em sua área de atuação.

A visita (missão acadêmica) do pesquisador(a) visitante estrangeiro(a) terá duração mínima de sete e máxima de vinte e um dias, devendo ser original e ter impacto efetivo na internacionalização e aperfeiçoamento da pesquisa acadêmica desenvolvida nas IES do Estado de Goiás.

O resultado preliminar e final contendo as propostas selecionadas, bem como o eventual cadastro de reserva, serão divulgados aqui no site da Fapeg, e o extrato publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás.

Leia o edital completo aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo