Fapeg participa do Fórum Nacional Consecti & Confap, em São Luís – Maranhão

Maranhão sediará de 14 a 16 de junho o Fórum Nacional Consecti & Confap, que reunirá presidentes e representantes das 27 Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa do Brasil para discutir políticas para as áreas de ciência, tecnologia e inovação. O evento acontece em São Luís com programação no Rio Poty Hotel e Hotel Luzeiros. Esta edição do Fórum será realizada pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti-MA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que estão à frente da organização do evento na capital.

Pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), estarão presentes o presidente da Fundação, Robson Vieira, acompanhado do diretor científico e de inovação, Cláudio Leles; diretor de programas e monitoramento, Vanderlei Cassiano; diretora de gestão integrada, Lorena Peixoto; e o gerente de parcerias internacionais, Gabriel de Paula.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, pontuou que o Fórum é um importante momento de intercâmbio entre as FAPs e demais agentes da ciência e tecnologia. “Será um momento para o diálogo e para que possamos estabelecer estratégias de política nacional entre elas, o Governo Federal e outros agentes nacionais, como empresas, e agentes internacionais de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico e de apresentar o que o Governo do Maranhão tem feito para impulsionar o setor”, disse Wall.

A secretária da Secti, Natassia Weba, enfatizou a importância do evento para o avanço de políticas para setor. “Este fórum trará uma ampla possibilidade de articulação com grandes instituições nacionais e internacionais, e nos dará a chance de conhecer, também, experiências exitosas das secretarias de Ciência e Tecnologia e das FAPs. Será um momento para ampliarmos os debates sobre o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento científico, promovido nas parcerias intergovernamentais”, destacou.

Programação

No evento de pré-abertura haverá agenda com palestrantes internacionais, no auditório do Rio Poty Hotel, na Avenida dos Holandeses, Ponta D’areia. Participam, o presidente do Confap, Odir Dellagostin; o presidente da FAPEMA, Nordman Wall; e como convidados, os representantes das Embaixadas da Austrália (Sophie Davies), Itália (Fábio Naro), França (Nacer Boubenna) e Suécia (Jacob Paulsen). Ação de Cooperação do Confap com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB); e intercâmbio de parcerias internacionais também fazem parte das atividades programas para o evento.

Dia 15, no Hotel Luzeiros, acontece a cerimônia de abertura do Fórum Nacional Consecti & Confap com presenças das autoridades. São convidados, o governador do Estado, Carlos Brandão; a titular da Secti-MA, Natassia Weba; o presidente da FAPEMA, Nordman Wall; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente do Consecti, Sílvio Bulhões; o presidente do Confap, Odir Dellagostin; o presidente da Finep, Celso Pansera; o presidente do CNPq, Ricardo Galvão; e a presidente da CAPES, Mercedes Bustamante. A agenda do dia contempla ainda, palestras, debates e apresentação de iniciativas na área.

No encerramento do fórum, dia 16, no auditório do Hotel Luzeiros, haverá reunião do Consecti e do Confap ; e série de debates sobre o cenário e parcerias entre as instituições de fomento à ciência e tecnologia e os estados.

Uma agenda especial está prevista com visita técnica ao HUB Locomotiva, na Rede Ferroviária Federal, Parque 15 de Novembro, Centro, no dia 16.

Fonte: Fapema, com alterações

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo