Fapeg participa do 1º Workshop “Em direção ao Ecossistema Web 3.0 no Brasil”

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, participa nesta sexta-feira, 10, às 14 horas, do 1º Workshop “Em direção ao Ecossistema Web 3.0 no Brasil”. O evento é uma realização do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) e conta com apoio da Fapeg e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O workshop tem como objetivo apresentar os resultados parciais, ou seja, os estudos preliminares sobre web 3.0 realizados como parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico “Avaliação de Impacto da Web 3.0: Descentralizada, Imersiva, Semântica, Centrada no Usuário e Contectada com o Mundo Ciberfísico,” que recebe fomento da Fapeg.

O workshop promoverá ainda discussões iniciais acerca dos fundamentos dos eixos temáticos do projeto de pesquisa, entre eles: entendimento dos mecanismos impulsionadores da Web 3.0 que mais impactam nos ecossistemas habilitados digitalmente e nos polos de tecnologias da informação e de telecomunicações brasileiros, em especial quanto às soluções de softwares, de aplicações e de integração de sistemas nos diferentes ambientes, tais como 5G/Pós-5G/6G;  critérios e diretrizes para implantação da Web 3.0 no ecossistema de telecomunicações brasileiro, em diferentes setores e indústrias; requisitos de segurança cibernética e de privacidade de dados para implementação da Web 3.0; entendimento dos cenários tecnológicos que melhoram a experiência do usuário na rede; mapeamento de tecnologias emergentes ou em consolidação que têm potencial para impactar a Internet do futuro e contribuir para formar a plataforma base da Web 3.0.

Foram convidados para o workshop, representantes da Anatel e da Fapeg, especialistas das áreas de tecnologia da informação e comunicação, profissionais de diversas áreas de telecomunicações e afins, representantes de empresas fornecedoras de equipamentos e soluções tecnológicas e operadoras de telecomunicações, pesquisadores e agentes de inovação.

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa é pioneiro no Brasil para o desenvolvimento de estudos sobre web 3.0, a terceira geração da internet que consiste em dispositivos ultraconectados a uma rede descentralizada e centrada no usuário que utiliza tecnologias como blockchain e inteligência artificial e que vem abrindo possibilidades para novas tecnologias como realidade aumentada, metaverso, gêmeos digitais etc. O projeto está sendo executado pelo Instituto de Informática da UFG e tem como objetivo promover, investigar e divulgar regional e nacionalmente, conhecimentos tecnológicos sobre aplicações e serviços da web 3.0 sobre infraestruturas de comunicação avançadas com repercussões econômicas e sociais, os impactos tecnológicos e de regulação com a introdução da Web 3.0. O estudo terá prazo de vigência até 2026.

A UFG está trabalhando de forma multidisciplinar e colaborativa através do seu Instituto de Informática e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais, sob a coordenação do professor doutor adjunto do instituto de informática, Eliomar Araújo de Lima.

A Fundação vai investir um total de R$ 1,4 milhão como auxílio de capital e custeio, incluindo bolsas de pós-graduação, no Projeto do INF/UFG. Para Robson Vieira, “a Fapeg, como órgão do poder público que tem como responsabilidades fomentar a pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento e em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Goiás vem cumprindo o seu papel ao fomentar o projeto, integrando o setor governamental e comunidade científica para obtenção de resultados de grande impacto, ampliando a produção científica e possibilitando a formação de recursos humanos qualificados”.

Leia mais sobre o projeto na matéria publicada pela Fapeg no dia da assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel), órgão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). 

 

O evento ocorrerá de forma Presencial e Online

Presencial: na Sala 2.110 – Prédio da FACE/UFG – Campus Samambaia

Remoto: transmissão on-line pelo endereço encurtador.com.br/qJS58

Inscrições: proj.web3@inf.ufg.br

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo