Consup realiza primeira reunião ordinária de 2022

Primeira reunião do consup 2022Na manhã desta quarta-feira (9), membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) estiveram reunidos, de forma remota, para a primeira reunião ordinária de 2022. Conduzido pelo presidente da Fundação, Robson Vieira, o encontro teve como pautas, a posse de novos conselheiros, a prestação de contas de 2021, a homologação dos processos analisados pelo Comitê de Orçamento e Contas, novas chamadas públicas, entre outros assuntos.

O presidente Robson Vieira deu as boas-vindas aos novos conselheiros, que foram nomeados e/ou reconduzidos por um mandato de três anos. Foram nomeados: Everton Tizo Pedroso, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e Thais Amaral e Sousa, representando as instituições federais de ensino superior em funcionamento no Estado, exceto a Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram reconduzidos: Laerte Guimarães Ferreira Júnior, da UFG; Rolando Vargas Vallejos (Fieg) e Edson Alves Novaes (Faeg), representando o setor empresarial privado com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado.

Robson explicou aos novos integrantes que são realizadas quatro reuniões do Consup durante o ano todo, ocasião em que é apresentada a Execução Orçamentária e Financeira da Fundação. No ano de 2021, o orçamento autorizado com recursos do Tesouro foi de R$ 46 milhões. “A gente tem apresentado de forma clara os gastos que a Fapeg tem tido durante os anos”. Segundo o presidente, o próximo passo é registrar todo o histórico financeiro da Fapeg do ano de 2005 até 2021 “para que não percamos a nossa evolução orçamentária e financeira”, afirma. Foram apresentados também a quantidade e valores investidos em Bolsas de Formação de Pesquisa e Bolsas tecnológicas concedidas pela Fundação no ano passado.

Robson enfatizou durante reunião que o objetivo dessa gestão (2019-2022) é garantir que editais como o de bolsas de formação e o de subvenção sejam contínuos para que a pesquisa e a inovação sejam fomentadas de forma consistente, proporcionando mais segurança aos pesquisadores do estado.

Além dos membros do Consup, também participaram da reunião virtual, o diretor Científico e de Inovação, Marcos Arriel; de Programas e Monitoramento, Vanderlei Cassiano; de Gestão Integrada, Lorena Peixoto; e a coordenadora do Consup, Eloísa Pio de Santana.

Bolsas de Formação e editais previstos

Robson informou que está em análise um reajuste nos valores das bolsas de formação de mestrado e doutorado com um aumento de 37%. A intenção é, posteriormente, aumentar também as de Iniciação Científica, e em seguida as de Pós-Doutorado.

Sobre a previsão de novos editais, o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou que para este ano haverá o lançamento da chamada Bolsas de Inovação – Embaixadores da Inovação, um acordo em parceria com a Secretaria de Estado Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O objetivo desse edital é selecionar líderes de comunidades para promover ações de inovação tecnológica em sua cidade e região, e criar uma rede de suporte para os projetos inovadores no estado de Goiás. Serão ofertadas, aproximadamente, 30 bolsas para que esses selecionados auxiliem em trabalhos de inovação no estado. A previsão é que seja lançado em maio deste ano.

Arriel também informou que está previsto para abril desse ano o lançamento da Chamada Auxílio à Pesquisa, que tem o objetivo de selecionar e fomentar projetos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um pesquisador que possua vínculo empregatício com a instituição de pesquisa no estado de Goiás.

Diretoria de Gestão Integrada

Na reunião foi apresentada a nova diretora de Gestão Integrada, Lorena Peixoto. Ela está na Fapeg desde 2017, tendo ingressado como gerente de Avaliação de Fomentos, e posteriormente como gerente de Operações de Fomento, oportunidade em que trabalhou em atividades de acompanhamento de projetos e convênios, desenvolvimento de relatórios e implementação de diretrizes para o monitoramento da execução dos projetos amparados pela Fundação.

O Consup

O Consup foi estabelecido pela mesma lei de criação da Fapeg, nº 15.472 de 12 de dezembro de 2005 como instância máxima de deliberações da Fundação. Além do presidente da Fundação, que também conduz os trabalhos do Consup, a entidade conta com 15 membros indicados entre representantes das instituições de pesquisa e de ensino superior, dos setores empresarial e do governo, que atuam de forma a contribuir para a orientação das políticas de fomento em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Goiás promovidas pela Fapeg.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo