Fapeg fica em primeiro lugar no Ranking Programa Compliance

Pelo segundo ano consecutivo, Fundação se destaca no Compliance e é contemplada também no Prêmio Transparência

Diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, recebe prêmio pelas mãos do governador Ronaldo Caiado. Foto: Secom

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo no Programa de Compliance Público do Governo de Goiás (PCP). O diretor de programas e monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, representou o presidente da Fapeg, Robson Vieira, e recebeu o troféu das mãos do governador Ronaldo Caiado. A Fapeg ainda foi contemplada com o prêmio Goiás Mais Transparente. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 9, no auditório do Tribunal de Justiça, e fez parte do encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupção 2021, coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

O PCP desenvolve ações com base em quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. O intuito é melhorar a governança e prestação dos serviços públicos nos órgãos estaduais, com melhores entregas à sociedade, além de implementar uma cultura de gerenciamento de riscos. Instituída em todos os órgãos estaduais, a iniciativa tornou o governo goiano referência nacional no tema, além de melhorar a gestão estadual e promover a economia de mais de R$ 1,5 bilhão em dois anos.

A evolução da implementação do PCP no Estado de Goiás é garantida por meio do ranking anual realizado pela CGE, que avalia o desempenho de todos os órgãos na implantação e desenvolvimento do programa. “Graças ao Compliance, fizemos com que grande parte dos programas e dos contratos não caminhassem para um lado que desse prejuízo ao povo goiano. Trouxemos benefícios para a população goiana de mais de R$1,5 bilhão que não foram desviados e, como tal, bem aplicados para a sociedade”, disse Caiado.

Equipe Fapeg: Luciana Fernandes, Lorena Peixoto, Vanderlei Cassiano, Maria Giovane da Luz

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller fez um balanço dos resultados do Programa de Compliance Público, implantado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, logo no início de sua administração. “Temos resultados impressionantes, o programa está implementado em todos os órgãos do Estado. Esse resultado é único e exclusivo do Estado de Goiás”, disse Ziller. Ele conta que muitos perguntam se o governador apoia o programa de compliance, e explicou: “não só apoia, mas, sim, dirige. Ele está à frente e implementou esse programa. O sucesso do Compliance está diretamente relacionado a ele ser o grande mentor”.

Compliance na Fapeg
A Fapeg conquistou o primeiro lugar no Grupo 1, que reuniu órgãos de até 200 servidores. Para o presidente da Fundação, Robson Vieira, essa premiação é o resultado do trabalho coletivo dos servidores da Fapeg, que desempenham com excelência suas funções, implementando ações internas capazes de melhorar a prestação do serviço, com economia, modernização e transparência, e consequentemente, entregando melhores resultados nas áreas de ciência, tecnologia e inovação à população de Goiás.

O diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, relembra que a adesão ao Programa Compliance em 2019 permitiu à Fapeg desempenhar com mais vigor e correta metodologia a identificação e tratamento dos pontos de controle potencialmente geradores de riscos à gestão. “O início de 2019 foi marcado por um grande empenho e dedicação da alta gestão, de seu quadro de gerentes e demais servidores, na identificação de fragilidades e possíveis soluções de problemas. A adesão ao Compliance foi o que de fato deu à Fundação metodologia e capacidade de construção de seu mapa de fragilidades, compondo sua matriz de riscos, com construção e tratamento acompanhado de perto por gerente de riscos, destacada do quadro da Controladoria-geral do Estado”.

Para Vanderlei, isso permitiu à Fapeg dar, na forma mais eficazmente possível, tratamento aos riscos identificados, “destacando-se o da redução do volume de passivo em processos de prestação de contas de fomentos concedidos; reforço ao controle de cartões pesquisa de beneficiários de fomentos e recuperação de saldos ao erário; minimização de fragilidades em processo de seleção de propostas demandantes de fomento; e equacionamento do problema concernente a doações de bens de capital adquiridos em projetos, dentre outras ações”, ressalta Vanderlei.

Reconhecimento a servidores

Maria Giovane Luz é destaque entre servidores na execução da gestão de riscos do Compliance na Fapeg

Além dos troféus aos órgãos da administração direta e indireta que se destacaram, foram entregues ainda, as premiações dos servidores que tiveram um desempenho acima da média na execução da gestão de riscos e distribuídas as certificações de capacitação em compliance público. Maria Giovane Oliveira da Luz, secretária executiva do Comitê Setorial de Compliance da Fapeg, foi premiada.

Para ela, o PCP trouxe uma metodologia que auxiliou a sistematizar melhor a gestão na Administração Pública, “proporcionando maior integração e envolvimento das unidades administrativas da Fapeg para otimização de esforços no desenvolvimento de métodos e processos em prol da sociedade goiana”.

Ela destaca o sentimento de dever cumprido e as parcerias para alcançar esse reconhecimento. “Divido essa conquista com todos que participaram do processo de construção e amadurecimento do PCP/Fapeg, em especial a nossa consultora da CGE, Fernanda Bernardes”.

No evento, ainda foram certificados os servidores que concluíram o curso de capacitação, promovido pela Escola de Governo, nos quatro eixos do compliance público: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. Dos 121 servidores, a gerente de Operações de Fomento da Fapeg, analista de gestão administrativa Lorena Peixoto, foi uma das certificadas. Para ela, a capacitação promoveu conhecimento e crescimento profissional, por meio do aperfeiçoamento das percepções e gerenciamento das ações com base na legislação vigente.

“Com a implantação do Programa Compliance, esta certificação passou a ser um objetivo que eu queria alcançar. Todos os cursos realizados e conhecimentos compartilhados me permitiram atuar de forma mais ágil nas rotinas administrativas através da antecipação de riscos e busca de medidas preventivas, antecipação de cenários e situações adversas, planejamento, acompanhamento e monitoramento dos processos e ações, permitindo assim que eu desempenhasse minhas atividades com mais segurança, efetividade e agilidade”, afirma Lorena.

Assessoria de Comunicação da Fapeg, com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo