Presidente da Fapeg participa de solenidade de posse da Academia Nacional de Farmácia

Posse ANF
Solenidade de posse de três novos acadêmicos da Academia Nacional de Farmácia. Fotos: Victor Martins/ Ascom UFG

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou na noite da última sexta-feira (22) da posse de três novos acadêmicos da Academia Nacional de Farmácia (ANF). A solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), e reuniu profissionais e autoridades das áreas farmacêutica e da saúde. Passam a integrar a entidade as professoras da UFG, Clévia Ferreira Duarte Garrote e Eliana Martins Lima, e o farmacêutico industrial, Leonardo de Souza Texeira.

Como membros titulares, os novos acadêmicos passam a ocupar cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. A professora Clévia ocupa a cadeira número 15, Seção de Farmácia, cujo patrono é o acadêmico Paulo Celestino Corrêa da Costa. A professora Eliana fica na cadeira número 52, Seção de Ciências Naturais, que tem o acadêmico Francisco Maria de Oliveira como patrono. O farmacêutico industrial Leonardo de Souza Teixeira ocupa a cadeira número 30, Seção de Farmácia, cujo patrono é o acadêmico Cristiano Teixeira Lopes.

Para Zaira Turchi, a ANF empossar três pesquisadores que atuam em Goiás é um momento extremamente relevante de reconhecimento à excelência da pesquisa goiana na área farmacêutica. “Esse reconhecimento confirma também a importância das Instituições de Ensino Superior do Estado que formam pesquisadores que se destacam nacionalmente. E a escolha dos novos acadêmicos foi extremamente significativa, já que são três gerações distintas de pesquisadores que têm sido responsáveis por pesquisas de ponta e pela formação de recursos humanos altamente qualificados”, afirma a presidente da Fapeg.

Solenidade

Professoras Clévia Ferreira e Eliana Martins, da UFG, e farmacêutico Leonardo de Souza junto ao presidente da Academia Nacional de Farmácia, Lauro Moretto. Foto: Victor Martins/ Ascom UFG

As boas vindas aos novos integrantes foram dadas pelo presidente da ANF, acadêmico Lauro Moretto, que destacou suas carreiras acadêmicas e profissionais. Segundo o presidente, além de reconhecer o trabalho desenvolvido na área da ciência farmacêutica, a posse de novos acadêmicos é uma forma de estimular os jovens no desenvolvimento de pesquisas na área. Na sequência, os acadêmicos fizeram a leitura do termo de compromisso perante a Academia e, declarados empossados, receberam medalha e diploma. Saudando os novos integrantes, o acadêmico João Paulo Silva Vieira ressaltou a contribuição de cada um deles na área científica, destacando suas trajetórias e conquistas.

Formada em Farmácia pela UFG, Clévia Ferreira Duarte Garrote possui mestrado e doutorado em Química e atualmente é coordenadora de planejamento da Pró-Reitoria de Administração e Finanças. Eliana Martins Lima também é farmacêutica pela UFG, onde é professora titular, com mestrado e doutorado em Fármacos e Medicamentos e pós-doutorado na University of Pennsylvania. Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto, Leonardo de Souza Teixeira é mestre em Química e doutor em Ciências da Saúde pela UFG, além de ser sócio do Instituto de Ciências Farmacêuticas e membro da Farmacopeia Brasileira.

Academia Nacional de Farmácia

Fundada em 1937, no Rio de Janeiro, a ANF é uma sociedade civil científica que estuda, debate, divulga, educa e colabora como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais relacionadas às ciências farmacêuticas. Seus integrantes são cientistas, farmacêuticos, médicos, dentistas, entre outros profissionais de várias áreas de conhecimento. A ANF também realiza conferências para disseminar pesquisas relacionadas à educação, às ciências básicas e aplicadas, à tecnologia e à regulamentação e ao acesso aos medicamentos.

São, ao todo, 100 cadeiras ocupadas por membros titulares, distribuídas nas seções de Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais), Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia. Em agosto do ano passado, a ANF comemorou 78 anos e empossou a diretoria para o biênio 2015/2017.

Fonte: Ascom Fapeg e Ascom UFG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo