Fapeg faz homenagem póstuma virtual à servidora Maria do Carmo

Homenagem à MariaO presidente, diretores e servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) prestaram na manhã desta quinta-feira, dia 22, uma homenagem póstuma virtual à servidora Maria Pereira do Carmo, que faleceu ontem, vítima de complicações da Covid-19. Este é mais um lado cruel da pandemia, que, pelas novas regras sanitárias, tira o direito aos velórios, às despedidas e abraços de conforto e vivência do luto.

A Fapeg reinventou o ritual e propôs uma reunião alternativa virtual para conectar os sentimentos de todos aqueles que tiveram a oportunidade de compartilhar o carinho, a atenção, a alegria, a generosidade e o espírito colaborativo e competente de Maria do Carmo, ou da Maria, ou da Do Carmo, seja como for que cada um gostava de chamá-la na Fapeg.

Foi realizado um minuto de silêncio por Maria, seguido por orações e palavras de conforto, de carinho, de gratidão. Os servidores relembraram vários momentos de convivência com Maria, seguido de vídeo das boas lembranças e momentos de confraternização na Fapeg. Mensagens de colegas que já não estão na Fapeg foram lidas em sua homenagem. Assim foi a despedida emocionante da nossa querida colega.

Cada um compartilhou o seu momento, a sua dor, as suas lembranças. Mensagens foram ditas pelo presidente Robson, Marcos Arriel, Luiza, Luciana, Roberto, Maria Giovane, Lorena, Solange, Cristiani, Flávia, Marcelo, Vanderlei, Eduardo, Vera, Ana Cláudia, Ricardo e quem não fez pronunciamentos pôde vivenciar um momento emocionante.

Segundo o presidente da Fapeg, Robson Vieira, mesmo à distância, foi um momento que, na impossibilidade de acontecer nas formas convencionais, foi fundamental para garantir um espaço para compartilhar e manifestar a dor, a indignação, os lamentos, aliviar um pouco a tristeza e reforçar a importância da amizade.

Homenagem à Maria do CarmoPara Maria, que se foi tão precocemente, que Deus a abençoe; aos familiares que Deus os conforte e; para os colegas, uma grande saudade. Saudade da Maria sorridente, da Maria estilosa, da Maria companheira, da Maria luz, da Maria doadora universal, da Maria competente, inteligente e atenciosa.

Exatamente hoje, 22 de abril, Maria Pereira do Carmo completaria 19 anos de serviços prestados ao estado de Goiás. Concursada, ela entrou no serviço público como Gestora de Recursos Naturais. Na Fapeg ela ingressou há 11 anos, a partir de 1º de janeiro de 2010. Exercia o cargo de assessora técnica da Diretoria Científica e de Inovação. Maria do Carmo tinha graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Biologia, também na UFG.

Enquanto a pandemia segue transformando dor e sentimento em uma versão numérica e estatística, a Ciência trabalha para dar as respostas a essa imensa crise sanitária, econômica e emocional que o mundo todo atravessa.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo