Fapeg realiza última reunião do Consup de 2020

A quarta e última reunião ordinária de 2020 do Conselho Superior (Consup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) aconteceu na manhã desta quarta-feira (16). Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, apenas a primeira reunião do Conselho aconteceu de forma presencial, no dia 4 de março, na reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

De forma remota, o presidente da Fapeg, que também preside o Consup, Robson Vieira, apresentou aos conselheiros a pauta do encontro: Distribuição do orçamento da Fapeg; resumo das atividades da Diretoria Científica e de Inovação; Acompanhamento de Fomentos; Prorrogações ex officio; Ranking do Programa Compliance; Homologação dos processos analisados pelo Comitê de Orçamento e Contas, entre outros assuntos. O evento contou com a presença de toda a diretoria da Fapeg.

Robson Vieira fez uma apresentação da execução orçamentária da Fapeg (valores financeiros e seus respectivos percentuais) desde o ano de 2017 a 2020 aplicados em ações com Pessoal e encargos; em Gestão e manutenção e Atividades finalísticas. Comentou ainda sobre a modernização em termos de ferramentas digitais que a Fapeg está desenvolvendo para consolidar dados da Fundação e da comunidade científica com o objetivo de facilitar consultas; auxiliar na elaboração de políticas públicas nas áreas da ciência, tecnologia e inovação; agilizar tomadas de decisões e disponibilizar o acesso para dar transparência à aplicação do recurso público.

“O que estamos fazendo na Fapeg é deixá-la organizada e estruturada de forma transparente para os atuais e futuros gestores, para a comunidade científica, para o Consup para que com o tempo possam usufruir dos benefícios de uma maturidade gerencial. Estamos trabalhando também olhando para dentro, porque olhar para dentro valoriza as pessoas e assim, conseguimos deixar não apenas um legado quantitativo de números e editais. Hoje estamos trabalhando organizados e a jovem Fapeg está preparada para os grandes desafios”, destacou o presidente Robson Vieira.

O diretor Científico e de Inovação, Marcos Arriel, apresentou um resumo das atividades da sua diretoria, ressaltando que as entregas dos acordos, convênios e editais das áreas científica e de inovação concluídos e em andamento em 2020 são resultados dos trabalhos conjuntos de todas as diretorias e gerências sob a supervisão da presidência e sob o crivo do Consup.

Ciência e inovação

Entre as realizações ele destacou o PDCTR, a 7ª edição do PPSUS, Centelha I bolsas e o aporte para o Programa Centelha II, os quatro projetos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do edital nº18/2020, para seleção de projetos voltados a programas de pós-graduação (PPGs) emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados, que envolvem 20 PPGs e 92 bolsas, o acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI, para conscientização e disseminação da cultura e uso do sistema da propriedade industrial. Arriel falou ainda das propostas selecionadas na Convocação Emergencial da Covid-19, da chamada colaborativa Fapeg/Fapesp, do edital do programa Governo com Ciência e da operacionalização de oito editais internacionais em parceria com o Confap, das chamadas do Programa de Qualificação para Exportação e do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II) e de Incubadora de Empresas.

Dashboard

A gerente de Operações de Fomento, Lorena Peixoto, apresentou o esforço operacional que a Fapeg está fazendo para consolidar e dar transparência aos dados das ações de acompanhamento de fomento da Fapeg desde 2007, quando foi lançado o primeiro edital. Todo este acompanhamento dos fomentos será disponibilizado em um dashboard, elaborado em parceria entre a Gerência de Operações e Fomento e a Gerência de Apoio Logístico, que servirá para análise de desempenho e possibilitará planejar e implementar melhorias nos processos e pensar novas estratégias. Os dados vão dinamizar os trabalhos da Fapeg, do governo e da comunidade científica com informações em tempo real.

Segundo dados do dashboard, de 2007 a 2020 a Fapeg aplicou um total de R$ 316.913.525,05 nas diversas ações de pesquisa (chamadas públicas, convênios que foram firmados dentro das linhas de fomento que seriam pesquisa, bolsa, difusão e ações de inovação, num total de 8.973 benefícios contratados no período. No painel digital estarão disponibilizadas ações em andamento, encerradas, que não foram iniciadas, fontes dos recursos, chamadas públicas etc.

Prorrogação de bolsas e projetos

O diretor de Programas e Monitoramento, Vanderlei Cassiano, fez um relato sobre as prorrogações ex officio explicando sobre o olhar da Fapeg no sentido de prorrogar benefícios de bolsistas e beneficiários de projetos com o objetivo de minimizar os impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19. Comentou ainda sobre a primeira colocação no ranking do Programa de Compliance Público de Goiás conquistada pela Fapeg. A premiação é uma iniciativa conjunta da CGE e do TCE com apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O ranking do Programa de Compliance Público (PCP) é um instrumento que mede o esforço de cada órgão do Poder Executivo estadual em implantar os quatro eixos do PCP (ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos). Em 2020, chegaram a 38 os órgãos e entidades que participaram da disputa e se dedicaram a cumprir os 16 quesitos estabelecidos no edital.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo