Presidente da Fapeg participa da solenidade de inauguração do novo prédio da Funape

Novo prédio Funape
Foto: Secom UFG

Foi inaugurado na terça-feira (8) o novo prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), no Parque Tecnológico Samambaia. O evento de inauguração ocorreu ao ar livre, na área externa do edifício, com todas as medidas de precaução contra o novo coronavírus. A atividade faz parte das ações de comemoração aos 60 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fundada há 39 anos, a Funape funcionou em diferentes espaços locados dentro do Campus Samambaia. No novo prédio, a área construída é de 1.772 m² divididos em dois pavimentos. A nova sede possui uma sala de treinamento e realização de eventos, com capacidade para 97 pessoas. Atualmente, a Fundação apoia 9 universidades e institutos federais localizados em Goiás e em outros estados brasileiros.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, esteve presente no evento e ressaltou, em discurso, que a Funape é uma parceira da Fapeg e o novo espaço abriga um ambiente acolhedor para o pesquisador. “Na nossa gestão, na Fapeg, temos a missão a estreitar essas parcerias para acelerar os projetos em Goiás e temos a Funape como um braço importante “, diz.

Sustentabilidade

Com investimento de R$ 5,5 milhões, o novo prédio foi construído com base nos princípios da arquitetura sustentável, que visa diminuir os impactos ambientais da construção. De acordo com o arquiteto e urbanista Adriano Francisco dos Reis, a nova sede da Funape conta com um sistema de reaproveitamento de água, que poderá ter uso sanitário, para limpeza e rega de jardins. O piso sobre a laje recebeu uma cobertura ajardinada. Além disso, o prédio possui a estrutura necessária para instalação de placas fotovoltaicas que possibilita a geração de energia. “Buscamos aplicar princípios de uma arquitetura que causa menos danos ao ambiente e permite que a construção continue se expandindo”, explicou Adriano.

Autoridades funape
Foto: Secom UFG

Estiveram presentes na inauguração, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, pró-reitores, secretários e diretores da UFG, além do diretor executivo da Funape, Orlando Afonso Vale do Amaral, e representantes do Instituto Federal de Goiás e do IF Goiano. Emocionado, o ex-diretor executivo da Funape, Reinaldo Gonçalves Nogueira, destacou a importância da inauguração do novo prédio. “É uma conquista. Um sonho realizado. Parabenizo a toda a família Funape. É um filho que está nascendo agora e que a gente espera que seja muito bem cuidado para que possa crescer”, afirmou.

Apoio à pesquisa

A Funape tem como objetivo, apoiar na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica. A localização do novo prédio, dentro do Parque Tecnológico Samambaia e ao lado do Centro Regional Para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI – UFG), foi um dos pontos mais valorizados nas falas das autoridades presentes na inauguração.

Fonte: UFG, com alterações

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo