Terceira reunião Consup recepciona conselheiros e apresenta Ceagre

Reunião Consup 4O Conselho Superior (Consup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou na última quinta-feira, 19, a sua terceira reunião ordinária deste ano, também de forma remota. Na ocasião foram recepcionados os novos membros empossados para o conselho, Anderson Mutter Teixeira e Thyago Marques Carvalho, assim como os membros reconduzidos Takeshi Kamada, Márcio César Pereira e Marcos Ávila para mandato de três anos. Na pauta, foram abordados os resultados do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), o resumo das ações da diretoria científica em 2020, previsão orçamentária para 2021 da Fapeg, o adiamento do projeto CESLA e a apresentação do Centro de Excelência de Agricultura Exponencial (Ceagre).

O coordenador do Ceia, Anderson da Silva Soares, apresentou um balanço positivo do primeiro ano do Centro Excelência, com superávit das metas estabelecidas, e a projeção para 2021. Em relação a 2020, ele destacou a relevância da obtenção de chancelas Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), alcançando três unidades em Goiás. Soares enfatizou ainda dois projetos de sucesso desenvolvidos para o governo do Estado: o Chatbot para casos suspeitos de Covid-19, que obteve alcance nacional, com 53% dos casos resolvidos pelo programa e 47% encaminhados para atendimento; e a Plataforma de Correção Automática de Redação implantada em fase piloto em duas escolas de Goiânia e que pode vir ser utilizada no processo de digitalização do Enem. Atualmente existe um saldo positivo de projetos em fase de contratação e o envolvimento de 238 bolsistas no Ceia. 

O diretor científico e de inovação, Marcos Arriel, apresentou um panorama do andamento de chamadas de bolsas Fapeg, Finep, Capes, CNPq, Inpi, Confap, UFG e PGE.

Arriel ressaltou a previsão de lançamento de edital de formação da Fapeg em dezembro com 300 bolsas para mestrado e doutorado; implantação do Programa Centelha II com incremento que permitiu passar de 28 para 50 projetos após acréscimo de 10 bolsas da CNPq e mais 5 bolsas Fapeg, além dos recursos já previstos anteriormente da Finep e da Fapeg; acordo com a Capes para bolsas PD-FAP, os quais foram submetidos quatro projetos que envolvem 20 PPGs Emergentes e em Consolidação pleiteando 92 bolsas em áreas prioritárias, com destaque para o Agronegócio; somando-se às chamadas internacionais Universidades para o Mundo e European Green Deal, chamada emergencial UFG/ Fapeg Covid-19 e PGE/ UFG/ Fapeg.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, apresentou a previsão de orçamento para 2021 e, também, deliberou favoravelmente com os conselheiros sobre o adiamento do início do projeto de criação da Central de Serviços Laboratoriais (CESLA), desenvolvido pela UFG.

Vieira também apresentou o Ceagre, resultado da parceria entre a Fapeg e o IFGoiano em Rio Verde. O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial vai implantar tecnologia 5G em uma Fazenda Modelo e explorar ao máximo a tecnologia aplicada ao agronegócio em recursos como drones e veículos autônomos com câmeras para mapeamento da propriedade. O objetivo é executar projetos de inovação para desenvolver o ecossistema goiano e gerar soluções de baixo custo para alcançar pequenos e médios produtores rurais utilizando e disponibilizando ferramentas como Internet das Coisas, Biotecnologia, Big Data e Inteligência Artificial. O lançamento oficial do projeto está previsto para início de dezembro.

A próxima e última reunião ordinária do Consup de 2020 acontecerá em dezembro.  

 

Assessoria de Comunicação Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo