Comitê Setorial de Compliance Público da Fapeg promove palestra sobre Ética

Comitê compliance 1O Comitê Setorial de Compliance Público da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), cumprindo exigência da portaria 044/2020 da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) deu início às replicações de conhecimento para 43 servidores da Fundação no que diz respeito ao eixo 5 – Ética, do Programa Compliance Público do Estado de Goiás (PCP). A portaria estabelece regras para o Ranking do PCP para este ano de 2020.

A replicação do conhecimento em Ética está sendo ministrada pela servidora da Fapeg Eloisa Pio de Santana. Nesta sexta-feira, 28, ela falou sobre ética, moral, valores e relações interpessoais no serviço público. Entre os temas abordados estão os decretos 9.423/19 que instituiu o Código de Ética e de Conduta Profissional do Servidor da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo e o 9.406/19 que instituiu o Programa de Compliance Público em Goiás, além de comentar sobre os princípios da administração pública conforme o artigo 37 da Constituição Federal.

Origem das palavras ética e moral e suas definições, ética na vida pública, ética profissional, relações interpessoais, controle emocional no trabalho, como estabelecer boas relações interpessoais, fatores que influenciam os relacionamentos positivamente, relacionamento nos diferentes contextos, relacionamento intrapessoal: autoconhecimento e forças de caráter: psicologia positiva foram temas apresentados no encontro.

Comitê ComplianceIgualdade, liberdade, solidariedade/fraternidade, honestidade, justiça, responsabilidade e respeito foram apontados como princípios e valores éticos.

Eloisa Pio Santana é coordenadora do Conselho Superior da Fapeg. Cientista social (UFG), Eloisa Santana é especialista em Educação Ambiental (UFG), especialista em Gestão de Pessoas (Instituto Cambury), mestre em Sociologia (UFG), doutora em Ciências Ambientais (UFG), possui MBA em Gerenciamento de Projeto (IPOG). Possui cursos de aperfeiçoamento em Planejamento, Gestão de Processos, Métodos Ágeis, Inteligência emocional, Avaliação de políticas públicas, Gestão por competências, elaboração de projetos, meio ambiente, extensão rural e agricultura familiar.

A replicação está sendo promovida pelas servidoras da Fapeg que participaram do curso sobre Ética no Serviço Público, na Escola de Governo, Maria Giovane Oliveira da Luz e Lorena Raquel Feliciano Peixoto.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo