Fapeg promove discussões sobre ciência e tecnologia na Campus Party Digital 2020

cAMPUS PARTY 2020
Atividades envolvem temas como inteligência artificial, Covid-19 e tecnologias para agronegócio

Let’s Reboot the World! Vamos reiniciar o planeta! Após 83 edições em todo o mundo, a Campus Party 2020 se apresenta em uma versão digital em adaptação à realidade da pandemia de Covid-19 que assola a Terra. Será uma edição 100% on-line que, apesar do distanciamento social imposto pela pandemia, vai ser capaz de conectar, simultaneamente, mais de 30 países de forma gratuita e beneficente em prol do Médicos sem Fronteiras. O evento se propõe a ser um festival de inovação, tecnologia e criatividade com palestras nacionais e internacionais, hackathons, workshops, job factory e uma série de desafios que vão convidar a todos para pensar questões do futuro e o uso consciente da tecnologia para mudar o mundo, seja nas formas de trabalhar, estudar ou mesmo se relacionar.

Pela segunda vez consecutiva, Goiás participa de uma edição do evento e terá, de 9 a 11 de julho, seu espaço garantido nesta nova versão, em hotsite exclusivo. Neste cenário, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) também tem uma programação especial. Não poderia faltar, já que tem como missão fomentar pesquisas e projetos científicos, tecnológicos e de inovação em todas as áreas do conhecimento para o desenvolvimento do Estado.

Programação da Fapeg

No dia 9 de julho, às 14 horas, painel “Transformação Digital como impulsionadora da Agricultura Exponencial – Ceagre”, que vai percorrer o cenário atual, projeções futuras com Drones, IoT e Inteligência Artificial na agricultura e o papel do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) nesse contexto. A palestra vai elencar as tecnologias já difundidas, assim como os desafios do processo de democratização das tecnologias emergentes no agronegócio brasileiro. O Ceagre vem sendo estruturado no Polo de Inovação do IF Goiano de Rio Verde com o apoio do Governo Estadual, por meio da Fapeg. A atividade terá como palestrantes o diretor de Produto e Inovação do Ceagre, Luiz Eduardo Bueno Borges; o professor do Instituto Federal Goiano, Tavvs Micael Alves; e o produtor rural, professor de pós-graduação da FGV e engenheiro-agrônomo, Ênio Fernandes.

Ainda no dia 9, às 16h30, palestra “Oportunidades e Desafios na parceria entre startups e setor público”, com o advogado e professor, cofundador e diretor do Brazil LAB, Guilherme Diniz de Figueiredo Dominguez e o gerente de Inovação da Fapeg, Guilherme Resende. A abordagem será como a transformação digital no serviço público pode representar oportunidades de melhora nesses serviços e novos negócios desenvolvidos por startups. Haverá apresentação de casos de sucesso nessa parceria e oportunidades de melhora no ambiente regulatório da legislação de inovação no Brasil para acelerar essa pauta.

No dia 10, às 19h30, painel “Nerd empreendedor: Bacharelado em Inteligência Artificial na Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA)”, tendo a participação do presidente da Fapeg, Robson Vieira e do professor da UFG e coordenador do CEIA e do bacharelado em IA da UFG, Anderson da Silva Soares. Serão abordadas as diferentes mudanças na história da formação universitária e o papel do novo bacharelado em IA no conceito de Universidade Empreendedora. Será discutido ainda como a universidade pode ajudar a melhorar o ambiente empreendedor do país e as mudanças necessárias para viabilizar essas transformações. O CEIA também é uma iniciativa da Fapeg em parceria com a UFG, lançado com o propósito de estimular a competitividade corporativa, envolvendo instituições públicas e empresas privadas, por meio do provimento de facilidades e soluções tecnológicas e inovadoras baseadas em Inteligência Artificial.

No dia 11, às 14h30, o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Marcos Arriel será o moderador do painel Inovações no combate à covid-19. A Fapeg realizou uma convocação emergencial na busca de projetos de pesquisa e ideias inovadoras para o enfrentamento e redução dos impactos da pandemia de covid-19 e três pesquisadores selecionados pela convocação farão parte do debate: Nelson Roberto Antoniosi Filho, Carolina Horta e Gabriela Rodrigues Mendes Duarte.

Também no dia 11, às 15 horas, no Palco Goiás, acontecerá o painel “Adaptações da Educação Durante a Pandemia: o que vem depois?” O painel faz parte da programação do 3º Fórum Educação do Futuro: Educação pós-Covid: Um Olhar sobre a Educação Superior, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), onde educadores, reitores de universidades e pesquisadores vão debater temas como educação empreendedora, professor do futuro e as adaptações feitas durante a pandemia. O painel terá como mediador o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, professor José Teodoro Coelho. Contará com a participação da pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Suely Miranda Cavalcante Bastos, e do chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeg) e doutor em Filosofia pelo PPGF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diogo Mochcovitch.

Serviço: Campus Party Digital – Talks Fapeg
Data: 9 a 11 de julho de 2020

09/07 – 14 h: Transformação Digital como impulsionadora da Agricultura Exponencial – Ceagre
Luiz Eduardo Bueno Borges, diretor de Produto e Inovação do Ceagre
Tavvs Micael Alves, professor do Instituto Federal Goiano
Ênio Fernandes, produtor rural, engenheiro-agrônomo, professor de pós-graduação da FGV

09/07 – 16h30: Oportunidades e Desafios na parceria entre startups e setor público
Guilherme Diniz de Figueiredo Dominguez, professor, cofundador e diretor do Brazil LAB
Guilherme Resende, gerente de Inovação da Fapeg

10/07 – 19h30: Nerd empreendedor: Bacharelado em Inteligência Artificial na Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA)
Robson Vieira, presidente da Fapeg
Anderson da Silva Sores, professor da UFG e coordenador do CEIA e do bacharelado em IA da UFG

11/07 – 14h30: Inovações no combate à covid-19 – painel
Marcos Arriel, diretor Científico e de Inovação da Fapeg
Nelson Roberto Antoniosi Filho, professor UFG
Carolina Horta Andrade, professora UFG
Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, professora UFG

11/07 – 15 h: Adaptações da Educação Durante a Pandemia: o que vem depois? – painel
José Teodoro Coelho, superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi
Diogo Mochcovitch, chefe de Gabinete da Fapeg, doutor em Filosofia pelo PPGF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Suely Miranda Cavalcante Bastos, pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Inscrições gratuitas: quero.party/cpdigital

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo