UEG consegue aprovação de mais de 500 bolsas em dois editais da Capes

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Graduação, conseguiu aprovação de dois projetos institucionais junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos editais Residência Pedagógica nº 01/2020 e Pibid nº 02/2020. As propostas apresentadas foram aprovadas com indicativo da disponibilização de 504 bolsas, 312 para Residência Pedagógica e 192 para o Pibid. As bolsas serão destinadas para acadêmicos, professores da UEG e da educação básica de Goiás e objetiva melhorar a formação de professores pelos cursos de licenciatura da UEG.

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que articulam teoria e prática e que utilizam didáticas e metodologias que induzem a imersão do licenciando na escola da educação básica e promovem o aperfeiçoamento da formação prática. As atividades serão acompanhadas por um professor da escola pública de educação básica de Goiás e orientadas por docentes da UEG, explica a professora Mirley Luciene dos Santos, coordenadora institucional da Residência Pedagógica na UEG.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) também é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que objetiva proporcionar aos acadêmicos, que estão até na metade dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. “Essa aproximação é orientada por professores da UEG e mediada por professores das escolas parceiras onde os bolsistas desenvolvem projetos que promovem a iniciação do licenciando no ambiente escolar, estimulando sua formação, observação e reflexão da prática profissional”, explica o professor Reile Ferreira Rossi, coordenador institucional do Pibid na UEG.

Os dois projetos institucionais serão desenvolvidos em parceria com a Capes e com as redes púbicas de educação básica municipal e estadual de Goiás. “Esta parceria entre Universidade e Escolas da Educação Básica contribui de forma significativa na formação de professores, na melhoria da educação em Goiás e na consolidação dos cursos de licenciatura da UEG”, ressalta o reitor interino Valter Campos.

Fonte: Comunicação Setorial|UEG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo