IFG, UFG e Senai são parceiros em projeto do Governo de Goiás que visa à recuperação de equipamentos de respiração obsoletos

Parceria interinstitucional entre a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), articulada pelo Governo de Goiás, tem por objetivo a recuperação de equipamentos de ventilação pulmonar e monitores de sinais vitais em desuso, para utilização no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Os equipamentos obsoletos pertencem às unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e estão em desuso por falta de peças e de manutenção.

A parceria foi divulgada no dia 12 de abril pelo Governo de Goiás e teve início nesta segunda-feira, 13. Do Câmpus Goiânia do IFG, participam da ação os servidores: professor e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho; o servidor e engenheiro mecânico, Paulo Vinicius da Silva Resende; o servidor e tecnologista em Eletromecânica, Wilsonelton Teles de Jesus; o professor e engenheiro eletricista, Carlos Roberto da Silveira Júnior. Na UFG, a parceria é encabeçada pelo professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, Rodrigo Pinto Lemos.

Os equipamentos obsoletos estavam nos hospitais da rede estadual e no almoxarifado da SES-GO, que destinará recursos para a aquisição de insumos necessários à recuperação dos aparelhos. O Governo de Goiás autorizou a UFG a retirar os equipamentos para o início dos trabalhos de recuperação.

Segundo o professor e gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia do IFG, Sérgio Botelho, o Câmpus Goiânia integra essa parceria colocando à disposição os equipamentos e os instrumentos de medição existentes no laboratório de Mecânica da unidade, além da colaboração de servidores da área para o levantamento, diagnóstico e reparo dos equipamentos, que são essenciais para o tratamento da saúde dos pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Ventiladores pulmonares antigos
Ventiladores pulmonares antigos, pertencentes à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, serão recuperados para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 ( Foto: Reprodução/SES-GO).Ventiladores pulmonares antigos, pertencentes à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, serão recuperados para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 ( Foto: Reprodução/SES-GO).

O professor Sérgio Botelho informa que inicialmente 12 equipamentos foram apresentados como obsoletos, mas, um novo levantamento aponta que cerca de 40 aparelhos da SES-GO necessitam de recuperação.

O servidor do Câmpus Goiânia e engenheiro mecânico, Paulo Vinicius da Silva Resende, explica que, primeiramente, as equipes vão trabalhar no diagnóstico em cada equipamento, verificando a necessidade de reparos ou a substituição de componentes das máquinas. No Câmpus Goiânia do IFG, o grupo vislumbra que, caso seja necessária a fabricação de componentes para a recuperação dos equipamentos, os maquinários do Laboratório de Mecânica do câmpus possam ser utilizados para a fabricação de peças, caso essas não estejam mais disponíveis no mercado.

As equipes das instituições parceiras no projeto farão ainda o diagnóstico dos equipamentos, para posteriormente, dividir as atribuições entre os participantes da ação. O professor Sérgio Botelho acrescenta que mais voluntários podem participar do projeto.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG, com informações do site da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo