Fapeg fomenta seminários sobre mídia e desigualdade

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás recebe nesta terça (8) e quarta-feira (9) as atividades do IX Seminário de Mídia e Cidadania e VII Seminário de Mídia e Cultura. Os eventos são promovidos simultaneamente pelas linhas de pesquisa de Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura doPrograma de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás fomenta o evento através da chamada pública 02/ 2015, de apoio à realização de evento científicos, tecnológicos e de inovação no estado de Goiás.

Com o tema Mídia e Desigualdade, a proposta dos seminários é discutir questões como a inclusão e exclusão, preconceitos, minorias, diversidade cultural e multiculturalismo e as interferências da globalização e da mídia na promoção da desigualdade, a partir da construção de um pensamento crítico e de novas perspectivas para o alcance de uma sociedade igualitária. São assuntos que estarão presentes durante toda programação.

A abertura dos seminários terá a presença da professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, Cicilia Peruzzo, uma das principais pesquisadoras na área da Comunicação Social no Brasil. Ela ministrará a conferência Mídia, desigualdade, movimentos sociais, comunicação comunitária e alternativa, no dia 8 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG.

No mesmo dia, uma mesa com o tema Rupturas Metodológicas para uma Leitura Crítica da Mídia – Projeto Casadinho UFG/UFRJ, mediada por docentes da UFG integrantes do projeto, terá como convidado o pesquisador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mohammed ElHajji, cujas pesquisas se focam nos fenômenos diaspóricos e migratórios transnacionais.

Haverá ainda, às 18h, o lançamento do livro Agenda Latino-Americana Mundial 2016 e da coletânea do projeto Casadinho intitulada Diásporas Urbanas e Subjetividades Móveis: Migrantes, Viajantes e Transeuntes, organizada pela professora da UFG, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, e os professores da UFRJ, Muniz Sodré e Mohammed ElHajji.

A programação traz ainda o lançamento, no dia 9 de dezembro, às 9h, no mesmo local, do filme Araguaia, dirigido por Dagmar Talga, que reconta um pouco a história da Guerrilha do Araguaia e, na sequência, a mesa-redonda com o tema Ditadura, Memória e Desigualdades.

Novidades

Cerca de cem trabalhos de pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFG e de outras instituições de ensino superior, resultantes de pesquisas abrangendo temáticas que integram as áreas de mídia, cultura e cidadania, serão apresentados durante as atividades dos dez Grupos de Trabalho (GT’s) que integram os seminários. Neste ano, além do desmembrado do GT Corpo, Subjetividade, Mídia e Consumo em dois outros – Corpo, subjetividade e gênero e Narrativas midiáticas e consumo –, um novo GT foi incluído na programação: Interfaces Comunicacionais.

Outra das novidades é que, além da inclusão dos trabalhos submetidos nos anais dos eventos e da escolha dos dois melhores de cada GT para serem publicados em dois e-books, um artigo que, preferencialmente, dialogue com o tema dos eventos, será selecionado em cada GT para compor o livro impresso intitulado Mídia e Desigualdade, a ser publicado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Confira a programação.

Fonte: UFG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo