Última reunião de 2015 do Consup é realizada no CRTI

Participaram da reunião, a presidente e toda a diretoria da Fapeg, diversos conselheiros e o superintendente executivo da Secretaria da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento.

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Consup) realizou na tarde desta terça-feira (1º) sua última reunião ordinária de 2015. A reunião aconteceu no Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além da presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, de toda a diretoria da Fundação e dos conselheiros, participou do evento o superintendente executivo da Secretaria da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento.

Diante da pauta extensa, definiu-se na reunião que serão retomados os trabalhos das comissões científica e orçamentária do Consup para tratar assuntos pontuais, bem como quais conselheiros serão os membros de cada comissão. Também foram discutidos novos editais a serem lançados pela Fundação, ações a serem implementadas com empresas e entidades e valores a serem empenhados.

Durante a reunião, os conselheiros também exaltaram a importância da Fapeg para Goiás como instrumento que alavanca a ciência, a tecnologia e a inovação no Estado. Para o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edward Madureira, a Fapeg permitiu a fixação de pesquisadores em Goiás, sobretudo no interior goiano. “Sem a Fundação não conseguiríamos manter os pesquisadores em Goiás. Além disso, com as parcerias, a Fapeg acaba trazendo mais recursos para o Estado”, ressaltou.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Milca Severina, a Fapeg tem um olhar não só para os pesquisadores, mas extensivo à população. Já o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer, afirmou que a Fapeg possibilita à Goiás um ciclo de geração de renda.

Consup – O Consup foi criado pela Lei n. 15.472, de 12 de dezembro de 2005, como órgão máximo de deliberação da instituição, com a missão de cumprir as finalidades da Fapeg por meio de suas competências determinadas pela mesma Lei de criação e alterações promovidas pela Lei nº 16.272, de 30 de maio de 2008. É formado por 15 membros indicados entre representantes de instituições de pesquisa e de ensino superior, setor empresarial e do governo do Estado, além da presidente da Fundação, Maria Zaira Turchi, que conduz os trabalhos do Conselho.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo