Presidente da Fapeg inaugura Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas na UniRV, em Rio Verde

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participa na manhã desta quarta-feira (02), em Rio Verde, da inauguração do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da Universidade de Rio Verde (UniRV). O setor foi construído após aprovação do projeto no edital Proinfra/Finep/Fapeg 2009 submetido pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UniRV, recebendo valor correspondente a R$ 1 milhão para conclusão.

Parte dos recursos, no valor de R$ 500 mil, foi concedida pela Fapeg para construção do Galpão de Insumos Agrícolas e aquisição de equipamentos. Outra parcela foi cedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para aquisição de equipamento de médio e grande porte. A UniRV, em contrapartida ampliou o local com a construção de lavatório de máquinas para obter o credenciamento no MAPA.

O Setor
O galpão de insumos agrícolas é uma infraestrutura multiusuária destinada à pesquisa das áreas de agrárias e afins, disponível a todos os pesquisadores da UniRV e das instituições parceiras. Dispõe de equipamentos e instalações adequadas às atividades que possam ser executadas seguindo as normas vigentes da legislação, referente aos trabalhos com insumos agrícolas. Recentemente foi credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realização de estudos relacionados aos defensivos agrícolas.

O complexo conta com 733,2 m² de área construída. Dispõe de laboratório de manuseio de soluções; sala de armazenamento de produtos comerciais e de RET; sala de registros e equipamentos; piscina química para produto comercial; piscina química para produto RET; lavatório de implementos agrícolas, com separação para coleta de resíduos químicos e coleta normal (separação óleo/água); depósito de defensivos agrícolas para lavoura comercial; depósito de embalagens vazias; depósitos de insumos agrícolas com seis salas; banheiros; hall de maquinários, com sistema de alarme e monitoramento por vídeo; plantadeira de parcelas experimentais; pulverizador tanque 600 l; trator; roçadeira; triton; trilhadeira; e balanças.

A Coordenação do Setor de Pesquisas de Insumos Agrícolas ressalta que nove professores doutores e quatro mestres serão usuários diretos do setor, o qual destina-se às atividades específicas de pesquisa e docência e representa um avanço para qualidade dos cursos da instituição, especialmente para Agronomia e Produção Vegetal.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Comunicação UniRV.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo