IPE Lab da UFG ganha destaque em ranking nacional
Na terceira edição do Ranking das Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi reconhecida no eixo de infraestrutura, com o melhor case do Brasil, o IPE Lab – Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo, um espaço projetado para possibilitar o desenvolvimento de ideias inovadoras. O anúncio da conquista foi feito durante o encerramento do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), na semana passada.
No próximo dia 1º de novembro, das 14 às 17 horas, o IPE Lab do Parque Tecnológico Samambaia, realiza um Open Day, um dia em que o laboratório ficará aberto à visitação com o objetivo de apresentar o espaço aos interessados em conhecer a possibilidade de compartilhar conhecimentos com pessoas de diferentes áreas do conhecimento e em receber noções sobre impressão 3D e prototipagem. Além disso, o IPE lab está oferecendo uma série de oficinas, veja aqui.
Iniciativa tem apoio da Fapeg
A rede IPE Lab compreende um conjunto de laboratórios abertos a toda a comunidade para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos. A iniciativa é resultado da parceria entre a UFG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que disponibilizou recursos da ordem de R$ 596.800,00, entre bolsas e investimento para a implementação do projeto. Sua primeira unidade foi instalada em dezembro do ano passado, no Parque Tecnológico Samambaia, em Goiânia.
No local, estudantes, inventores, empresários podem aprender não apenas a desenhar e a manipular suas criações digitais, mas também a usar ferramentas de manufatura para construir e realizar os seus projetos. No IPE Lab, um odontólogo pode, por exemplo, imprimir um modelo de arcada dentária em 3D para planejar o tratamento de um paciente. O espaço disponibiliza impressoras 3D, fresadoras CNC, tornos, máquina de corte a laser e outros equipamentos para design, modelação, prototipagem, teste, fabricação e documentação. Ainda são oferecidos cursos, treinamentos e acompanhamento para transformar projetos empreendedores em realidade e também para aprimorá-los, agregando conhecimento e inovação a produtos, processos e serviços.
O IPE Lab se traduz em um ambiente que fomenta a reunião de alunos de diferentes áreas do conhecimento para trocar ideias, formular propostas de criações conjuntas e chegar até à construção de um protótipo funcional. Além de ser fonte de boas ideias, pode estimular a criação de novas empresas, especialmente as de base tecnológica, na medida em que as pessoas têm a oportunidade de pensar sobre, elaborar, construir e testar dispositivos funcionais no ambiente do laboratório.
Mais conquistas da UFG
Ainda durante o encerramento do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), na semana passada, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, anunciou a aprovação do projeto “Ciência na educação básica: ensino, pesquisa e inovação na solução de problemas no Estado de Goiás”. A iniciativa contará com R$ 3,4 milhões.
Trata-se de uma ação em rede liderada pela UFG que envolve o Instituto Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano, a Universidade Estadual de Goiás, a Secretaria de Estado e secretarias municipais de Educação. O projeto foi selecionado pela Chamada Pública MEC-MCTIC Nº 01/2019 – Programa Ciência na Escola. O objetivo é levar às escolas públicas goianas ações de difusão científica por meio de um arranjo envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Assessoria de Comunicação Social da Fapeg com informações da UFG