CAPES debate estratégias de projeto piloto na UFG

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participou, na semana passada, dia 7, de um debate na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Patrício Marinho, coordenador de Parcerias Estratégicas da CAPES, e Caroline Amorim, assistente em Ciência e Tecnologia da Coordenação, integraram a mesa-redonda: “Processos Estratégicos para Internacionalização Institucional”.

A ideia do encontro foi discutir um projeto piloto no âmbito do programa Laboratório de Internacionalização do Conselho Americano de Educação (ACE), como explicou Patrício Marinho durante o evento: “O laboratório tem o objetivo de auxiliar as universidades escolhidas a desenvolverem ações e planos de internacionalização institucional”.

Foram escolhidas 18 instituições para a 17ª edição do Laboratório de Internacionalização da ACE, três delas, as primeiras brasileiras, em parceria com a CAPES e a Comissão Fulbright Brasil: além da UFG, as Universidades Estadual de Maringá (UEM) e Federal do Pará (UFPA).

De acordo com Caroline Amorim, o laboratório americano tem uma excelente estrutura para orientar as instituições nesse processo. “O projeto disponibilizou dois consultores para as três universidades brasileiras escolhidas, com atendimentos por meio de e-mail ou videoconferência. No mês de novembro, os consultores também vão visitar as universidades para conhecer a estrutura de cada uma mais de perto”, destacou.

Fonte: (CCS/CAPES)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo