CNPq e Ministério da Saúde lançam chamadas

Experimentos na Farmatec
Foto de Letícia Santana. Arquivo Fapeg.

Com recursos do Ministério da Saúde (MS), pesquisas em temas como nutrição, obesidade, pessoas com deficiência, doenças raras, doenças negligenciadas, malária e infecções sexualmente transmissíveis serão apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, serão destinados R$ 52 milhões do MS. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição/MS apoia uma chamada, o Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis/MS, outra, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit)/MS, cinco chamadas. A Fundação Bill & Melinda Gates, parceria do CNPq e MS desde 2013, também co-financia com o Decit a chamada voltada à prevenção, detecção e combate à Malária .

Todas as seleções têm prazo de submissão até o dia 14 de outubro.

Conheça as chamadas:

*Chamada MS-SCTIE-Decit / CNPq Nº 26/2019 – Pesquisas em Alimentação e Nutrição

Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nas áreas de alimentação e nutrição e de economia da saúde com foco nas ações de alimentação e nutrição.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS/SAPS/DPROS/CGAN Nº 28/2019 ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS

Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nos estados do Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins que integrem atividades de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores da Atenção Primária de Saúde, com priorização daqueles que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária em Saúde (NASF) na temática de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, desenvolvidos, preferencialmente, em parcerias com secretarias estaduais/municipais de saúde.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS/SCTIE/Decit Nº 27/2019 – Pesquisas para fortalecimento dos objetivos e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País e para o fortalecimento dos objetivos e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 25/2019 – INQUÉRITO SOBRE PERFIL DE DOENÇAS RARAS NO BRASIL

Apoiar projeto de pesquisa que vise contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de doenças raras.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit Nº 22/2019 – PESQUISAS SOBRE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E NEGLIGENCIADAS

Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País em temas relacionados a doenças transmissíveis e negligenciadas no Brasil.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates Nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária

Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de prevenção, detecção e combate à Malária.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

*Chamada CNPq/MS-DIAHV Nº 24/2019 – Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais

Apoiar projetos de pesquisa que resultem em informações estratégicas voltadas ao enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais, para subsidiar a formulação de políticas públicas de saúde no SUS.

Veja a chamada na íntegra para mais informações.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo