Congresso propõe interação de empresas com o conhecimento produzido em universidades na área de ciências da saúde

Aproximar os setores acadêmico, empresarial e governamental para a discussão de temas voltados para a pesquisa, tecnologia e produção que impactam no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para a área da saúde no Estado de Goiás e no Brasil. Este é o objetivo do II Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde (CICS) que vai acontecer de 28 a 30 de agosto, em Anápolis, e que traz como tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos para Saúde. O evento dará oportunidade para reflexão sobre os avanços tecnológicos na área de ciências da saúde e para divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos nas universidades. As inscrições para o evento já estão abertas. A submissão dos trabalhos pode ser feita até 30 de julho.

O II CICS é realizado pela equipe do Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Com este olhar de transdisciplinaridade, a proposta é reunir toda a comunidade em um evento que contará com palestras, mini-cursos e mesa-redonda com profissionais renomados do Estado e do País, que objetivam integrar conhecimentos das diversas áreas de ciências da saúde e servir como fórum para a integração dos diferentes setores acadêmicos, governamental e produtivo, possibilitando a formação e consolidação de parcerias entre a Universidade e a sociedade.

Segundo a professora Cibelle Kayenne Formiga, do Departamento de Fisioterapia da Eseffego/UEG, e membro da comissão organizadora do evento, “a Universidade tem buscado intensamente a parceria de seus projetos e pesquisas com o setor produtivo, indústria, associando os resultados das pesquisas, tecnologia compartilhada e a divulgação dos saberes”. O Congresso vai criar esse ambiente de aproximação, aliando o conhecimento e criatividade da academia em busca de soluções e apresentá-los às indústrias e órgãos do governo para que possam gerar resultados para a sociedade, acredita a professora.

As ciências da saúde ou ciências médicas são as áreas de estudo relacionadas com a vida, a saúde e a doença, e nela incluem a medicina humana, a biologia, a medicina veterinária, a biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, análises clínicas, farmácia, química, ciências do esporte, educação física, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia, engenharia biomédica, entre outras.

Fapeg participa do Congresso
Nesse viés, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tem lançado editais para fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento fortalecendo o diálogo universidade e setor empresarial; para induzir e apoiar pesquisas científicas em áreas estratégicas para Goiás; investir na formação de recursos humanos qualificados para a ciência e a tecnologia concedendo bolsas de várias modalidades, entre elas de mestrado e doutorado; e apoiar a difusão científica para aumento da competitividade e melhoria do desenvolvimento social e econômico em Goiás e no Brasil.

O presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, será um dos convidados para participar do evento, compondo a mesa-redonda Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos para Saúde no Estado de Goiás e o Papel do Pós-graduando. Também participarão da mesa-redonda, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima e a profª Drª Eliana Martins Lima, professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), que atualmente coordena o doutorado em Nanotecnologia Farmacêutica em Rede de IES.

Trabalhos científicos
O Congresso terá um momento reservado para apresentação de trabalhos científicos. Os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso serão publicados na Revista Movimenta. (ISSN: 1984-4298), editada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e vinculada ao Campus Goiânia Eseffego e ao Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde da UEG. Haverá apresentação de pesquisas de mestrado em ciências aplicadas a produtos para saúde, incluindo trabalhos de bolsistas de mestrado que recebem fomento da Fapeg. Segundo a professora Cibelle Formiga, também haverá apresentação de pesquisas que estão sendo realizadas nesta área, fomentadas pelo edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) desenvolvido pela Fapeg em parceria com o Ministério da Saúde, CNPq e Secretaria Estadual da Saúde. “O Programa PPSUS é de grande importância para o suporte às pesquisas no nosso Estado, além de oferecer à população acessibilidade ao conhecimento que se produz na universidade”, comenta a professora.

Cibelle ressalta a importância da publicação de artigos em revistas científicas para os pesquisadores interessados em expor os resultados de suas investigações. A publicação oferece visibilidade, reconhecimento e possibilidade de avanço na carreira. Apresentações públicas, seja na própria instituição onde o pesquisador atua, em seminários, congressos ou conferências também são uma estratégia que propicia visibilidade ao trabalho dos cientistas e que podem contribuir para o estabelecimento e a manutenção de redes de contatos e, até mesmo, abrir caminho para oportunidades e colaborações.

Palestras, oficina e mini-cursos
Biotecnologia; Ética em Experimentação Animal; Inovação Tecnológica em Cosméticos; Probióticos, prebióticos e a influência na saúde dos humanos; Nanotecnologia e Saúde serão os temas das palestras.

Como produzir um bom artigo científico para publicação será tema da oficina ministrada pelo professor doutor Gilson Luiz Volpato, do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, que visa difundir a mentalidade científica para todo o sistema educacional, da pré-escola à universidade, com desdobramento para toda a população.

Dois mini-cursos ainda fazem parte da programação: Revisão Sistemática e Metanálise, com a profª. Msc. Aline de Fátima Bonetti, farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná, professora e coordenadora da tutoria do Curso de Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS. Desenvolve trabalhos na área de cuidado farmacêutico, serviços clínicos, saúde baseada em evidências e avaliação de tecnologias em saúde; e Tecnologias para informação e comunicação para pesquisa em saúde com o Prof. Msc. Mário Serra Ferreira, professor Adjunto do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica), professor do Curso de Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial ABO/Anápolis; Cirurgião Buco-Maxilo-Facial do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Anápolis; Cirurgião Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Misericórdia – Anápolis.

O evento acontecerá no Auditório dos Mestrados da UEG – BR-153, km 99, Prédio dos mestrados, 4º bloco, Anápolis. Site do evento.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo