FAPEG participa da etapa final da seleção de propostas para o Fundo Newton

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) participa, durante toda a semana, de reuniões e encontros com representantes do Fundo Newton, do Reino Unido, e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O objetivo é avaliar e julgar as propostas apresentadas neste ano em conjunto com os parceiros britânicos do Medical Research Council (MRC), Economic and Social Research Council (ESRC) e Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC).

A presidente da FAPEG, Zaira Turchi, que também é vice-presidente do CONFAP, confirmou participação nas seletivas. A agenda se desdobra em videoconferências e, também, encontros e reuniões presenciais com os parceiros britânicos, em Brasília (DF).

A FAPEG tem pesquisadores goianos envolvidos nas propostas em julgamento que, caso selecionados, poderão desenvolver pesquisas conjuntas em áreas como Doenças Infecciosas Negligenciadas (MRC); Cidades Sustentáveis e o nexo entre Água-Comida-Energia (ESRC); e Centros Virtuais de Nitrogênio na Agricultura (BBSRC).

Todas as chamadas exigem contrapartidas de Fundações de Amparo à Pesquisa e decorrem de Memorandos de Entendimentos articulados pelo CONFAP, selando uma parceria que vem sendo apontada como exemplar pelos próprios britânicos. A previsão, segundo o CONFAP, é de que os projetos aprovados receberão recursos a partir de março de 2016 para serem executados em até 36 meses.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG, com informações do CONFAP.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo