FAPEG e União Europeia estreitam diálogo sobre cooperação científica

Gerente do Fundo Newton, Rui Lopes; embaixador da UE, João Gomes Cravinho; presidente da FAPEG, Zaira Turchi; embaixador do Reino Unido, Alexander Ellis; membro da delegação da UE, Piero Venturini; consulesa geral do Reino Unido, Joanna Crellin; diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica, Julia Knights; e gerente do Fundo Newton, Diego Arruda.
Gerente do Fundo Newton, Rui Lopes; embaixador da UE, João Gomes Cravinho; presidente da FAPEG, Zaira Turchi; embaixador do Reino Unido, Alexander Ellis; membro da delegação da UE, Piero Venturini; consulesa geral do Reino Unido, Joanna Crellin; diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica, Julia Knights; e gerente do Fundo Newton, Diego Arruda. Foto: Daniel Filho/Embaixada do Reino Unido.

Brasil e União Europeia têm caminhado de braços dados em termos de cooperação científica, tecnológica e de inovação. Um desses passos foi dado nesta terça-feira (22), quando representantes da Comunidade de Cooperação Científica e Tecnológica e representantes dos Estados Membros da União Europeia no Brasil se encontraram, em Brasília, durante a apresentação do novo chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, o embaixador João Gomes Cravinho. Na oportunidade puderam conversar sobre o panorama da pesquisa científica brasileira, bem como em oportunidades conjuntas para discussão de novas parcerias.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Zaira Turchi, participou da recepção, organizada pela Embaixada do Reino Unido no Brasil. Zaira representava as 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, na condição de vice-presidente do CONFAP.

“O CONFAP tem avançado muito na interlocução e nas parcerias com a União Europeia, em instâncias importantes da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. É uma grande parceira com quem queremos estreitar ainda mais os laços que já temos”, salienta a presidente. A União Europeia mantém, hoje, diversos acordos de cooperação para o financiamento de pesquisas conjuntas em todo o Brasil nas diferentes áreas do conhecimento.

Só em Goiás, neste ano, estão em andamento sete editais de pesquisa com países da União Europeia. Os editais contemplam as diversas áreas do conhecimento e estão sendo desenvolvidos em parceria com instituições de pesquisa do Reino Unido e da França.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo