Fundo Newton apoiará pesquisas sobre doenças infecciosas negligenciadas

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, em parceria com o Medial Research Council (MRC), do Reino Unido, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão com chamada pública aberta, no âmbito do Fundo Newton, com apoio a pesquisas na área de doenças infecciosas negligenciadas. As propostas, que devem ser elaboradas em conjunto entre pesquisadores brasileiros e britânicos, podem ser submetidas até o dia 1º de julho. O edital completo, em inglês, pode ser conferido pelo link.
Os projetos selecionados deverão ser executados em até três anos com limite de recursos em 400 mil libras esterlinas (R$ 1,8 milhão). Os investimentos totais chegam a 4,4 milhões de libras (R$ 20 milhões). As pesquisas devem ter como foco doenças comuns como: dengue e chikungunya (e outras doenças transmissíveis pelo mesmo vetor), leishmaniose, doenças de chagas, lepra, equistossomose, infecções intestinais causadas por helmito, rotavírus e vírus emergentes. Estudos que envolvam HIV, tuberculose e malária não serão contemplados nesta chamada.

Tópicos como desenvolvimento de prevenção, tratamento, diagnóstico ou controle das doenças negligenciadas no Brasil devem constar dos projetos. Os aspectos que devem ser abordados são:

-Pesquisa básica, etiológica e exploratória sobre os agentes patogênicos;

-Epidemiologia, etnologia e biomarcador;

-Pesquisa sobre controle dos vetores das doenças;

-Resposta do hospedeiro, desenvolvimento respostas imunológicas;

– Pesquisa comportamental, social ou econômica determinante da doença;

– Saúde pública, prevenção e assistência social.

O Fundo Newton exige que as pesquisas estejam alinhadas com as diretrizes de um documento do Conselho Britânico chamado Official Development Assistance (ODA), organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento se concentra em promover o crescimento sustentável dos 34 países que pertencem à OCDE.

*Com informações do Confap

Assessoria de Comunicação Social

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo