FAPEG participa de missão ao Reino Unido

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, participou na última semana (entre os dias 1º e 5 de junho) de missão internacional na Inglaterra. Além dela, também fizeram parte da comitiva brasileira o o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Sergio Gargioni, e o coordenador da área internacional do Conselho, Mario Neto Borges.

Entre as atividades realizadas durante a missão estão a participação no Going Global 2015 (maior evento de educação superior do mundo) e em uma série de reuniões relacionadas ao Fundo Newton. Também acompanharam a missão, o coordenador geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, Nilton Nélio Cometti, a diretora de Relações Institucionais do CNPq, Glenda Lorena Mezarobba, e o diretor de Educação e Sociedade do Conselho Britânico, Claudio Anjos.

Atividades – Na conferência Going Global 2015, o CONFAP participou de mesa-redonda sobre os sistemas de educação superior de nove países: Índia, China, Nigéria, Rússia, Brasil, Indonésia, Paquistão, Estados Unidos e Reino Unido. Juntos, esses países possuem mais da metade do número de matrículas no ensino superior em todo o mundo.

Na quarta-feira (3), a diretoria do CONFAP visitou o embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe. A pauta do encontro foi o balanço de atividades do Fundo Newton e do programa federal Ciências sem Fronteiras, além de estratégias para ampliar a cooperação. No mesmo dia, a delegação brasileira esteve com representantes do Conselho Britânico, um dos responsáveis pela gestão do Fundo Newton no Brasil.

No dia seguinte, o encontro foi com representantes das UK Academies e também com os Research Councils UK (RCUK). Já na sexta-feira (5), último dia da missão, a delegação visitou a Universities United Kigdom (UUK), organização representativa das universidades do Reino Unido responsável por analisar as candidaturas do programa Ciência sem Fronteiras. Nesta oportunidade foi solicitado às Universidades presentes que divulguem as chamadas já abertas do Fundo Newton, além de anunciar a chamada com as UK Academies.

“Considero que a missão foi extremamente proveitosa com resultados para curto, médio e longo prazo com parceiros estratégicos no Reino Unido com oportunidades que podem ampliar o número de FAPs participantes das atividades internacionais com oportunidades diversas que devem envolver as FAPs recém criadas”, resumiu Mario Neto Borges.

*Com informações do CONFAP

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo