Fapeg realiza reunião estendida do Conselho Superior e faz balanço de ações

Foto: Letícia Santana/Ascom Fapeg.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, uma reunião estendida do Conselho Superior, com a presença de membros da comunidade acadêmica contemplados nos últimos editais da Fundação, para prestação de contas e anúncio de disponibilização de recursos. A reunião foi realizada no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP-UFG), em Goiânia.

A primeira parte da reunião foi marcada pela apresentação da presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, que fez um balanço das últimas ações e ressaltou o papel das Fundações de Amparo à Pesquisa no desenvolvimento do Estado e do País. “Só o país que conseguir entender a importância da ciência como investimento é que será capaz de dar um salto de qualidade e desenvolvimento”, exclamou.

Durante sua apresentação, a presidente da Fapeg anunciou a liberação de recursos até o final do ano para propostas já contempladas em editais da Fapeg, como do Programa Primeiros Projetos (PPP), Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), Programa Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld), das chamadas Legado Verdes do Cerrado, UK Academies, European Research Council, Nucleus e dos convênios com a Embrapa e Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, entre outros. Anunciou, ainda, o lançamento em breve de novos editais, como o do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR, antigo DCR, em parceria com o CNPq), Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e Incubadoras e Fapeg Infra.

Foto: Letícia Santana/Ascom Fapeg.

Homenagens
Ainda na primeira parte, vários pesquisadores e membros do Conselho Superior se manifestaram sobre a gestão, que atua desde 2011 à frente da Fapeg. Os conselheiros Edward Madureira (UFG), Haroldo Reimer (UEG), Milca Severino (PUC Goiás), Itami Campos (UniEvangélica) e Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG) destacaram em suas falas a importância da atual gestão como transformadora da realidade da pesquisa no Estado de Goiás, alçando as instituições goianas a patamares internacionais, especialmente por meio das oportunidades de fomento oferecidas pela Fundação.

“A UFG deu um salto no número de professores na instituição, nos últimos anos, de 1.110 para 2.500 e a Fapeg foi muito importante para a fixação daqueles vindos de outros estados. A academia goiana está muito contente e todas as instituições são unânimes no reconhecimento à gestão liderada pela presidente Maria Zaira Turchi”, ressaltou Edward Madureira Brasil, reitor da UFG.

“Temos que repetir e reconhecer o papel da presidente Maria Zaira Turchi, junto de sua equipe, à frente da Fapeg. Ela projetou a Fundação para o Confap e para outras agências de fomento. Destaco, ainda, seu empenho em multiplicar recursos, especialmente por meio das parcerias internacionais”, reforçou Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

“É preciso registrar e destacar o trânsito da professora Maria Zaira Turchi nas relações internacionais. A Fapeg é nosso diamante e, para a PUC, a Fapeg viabilizou uma série de ações importantes que fizeram toda a diferença”, disse Milca Severino, pró-reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

“Ressalto também a importância da Fapeg para o desenvolvimento das instituições no interior do Estado. Foi o diferencial para o crescimento da pesquisa em todo o Estado”, pontuou Itami Campos, representante da UniEvangélica.

“Enquanto pesquisadora acredito que o desejo da comunidade científica é o de continuidade de ações tão exitosas”, exclamou Maria Clorinda Soares fioravanti, pesquisadora da UFG.

Foto: Letícia Santana/Ascom Fapeg.

Reunião Consup
Após as homenagens, foi realizada a assinatura de dois convênios com a UFG – um com o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e de INovação (CRTI) e outro com a Escola de Agronomia. Após a solenidade, a reunião seguiu apenas com os conselheiros que compõem o Conselho Superior.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo