Fapeg participa da abertura do 15º Conpeex da UFG, com foco na redução das desigualdades

Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades Sociais”, o 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal Federal de Goiás (UFG) foi aberto nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia. O tema deste ano é inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Social (ODS), estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades, e está alinhado ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou da solenidade de abertura, que reuniu autoridades científicas e acadêmicas das principais instituições de ensino e pesquisa de Goiás, além do secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Álvaro Prata, que se apresentou como conferencista. O Conpeex prossegue até o dia 17 e também recebeu fomento da Fapeg, por meio da Chamada Pública para realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Estado de Goiás.

Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

Também durante a manhã, foi aberta a I Mostra UFG de Inovação, como um dos destaques do 15º Congresso. Com a participação do reitor da UFG, Edward Madureira, do secretário do MCTIC, Álvaro Prata, e da presidente da Fapeg, Zaira Turchi, a mostra foi aberta com o principal objetivo de apresentar ao público visitante do Conpeex, incluindo a sociedade em geral, exemplos do potencial da UFG em pesquisas com viés de inovação tecnológica. Instalada em uma tenda de cerca de 500 metros quadrados, os 20 estandes montados estarão apresentando atividades de pesquisa e inovação da UFG projetos das várias áreas de conhecimento como protótipos, pesquisas inovadoras e novos produtos e processos com potencial de transferência de tecnologia. Participam da mostra vários agentes do sistema de empreendedorismo e inovação, tais como o Sebrae, Funtec, RGI e a própria Fapeg. Além da mostra, eventos paralelos acontecerão durante o congresso, como o Dia C da Ciência, a premiação da Olimpíada de Empreendedorismo, seminários entre outros.

O Conpeex
Principal evento acadêmico da UFG, o Conpeex é realizado anualmente com o objetivo de divulgar a produção acadêmico-científico-cultural da instituição, envolvendo estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externas. Nesta edição, o evento inovou oferecendo a oportunidade para que alunos de outras Instituições de Ensino Superior Públicas ou filantrópicas de Goiânia pudessem se inscrever na modalidade de participante, com e sem apresentação de trabalhos, bem como os servidores dessas instituições pudessem executar atividades complementares e oficinas. “O objetivo é aproximar e fortalecer as relações entre as instituições e promover a troca de saberes e experiências fortalecendo a ciência como fio condutor e indutor,” afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora do evento, Lucilene Maria de Sousa, que fez a abertura do evento. Segundo ela, “o Conpeex vai permitir trazer à tona o debate acerca da contribuição da C&T para a redução das desigualdades no Brasil, visto que a partir do momento em que fomentamos o uso social da ciência e tecnologia, permitimos ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social”.

Abertura Conpeex Haroldo
Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Wolmir Amado, ressaltou a trajetória do Conpeex, que amadureceu, cresceu com qualidade e quantidade. Um congresso, que segundo ele, integra e coloca a todos em causas comuns pelas quais todos têm que responder sempre com mais efetividade. “Espero que esse gesto expresse publicamente a reciprocidade nesse caminho conjunto que fazemos e a reafirmação do compromisso de caminharmos juntos pela ciência, tecnologia, pelo desenvolvimento do Estado”. Complementando esse pensamento, o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer pontuou que essa ação conjunta, baseada na ciência, pode fazer o Brasil dar a volta por cima e conquistar avanços na produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para a melhoria do bem estar da população.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, reafirmou na abertura do evento, que a UFG é uma instituição feita de pessoas para pessoas e que isso tem dado sentido à existência da instituição, incluída no contexto junto às outras universidades que devem ser vistas como parceiras. “O Conpeex só vem ganhando força e um caráter de inovação e de aglutinação. Um evento de uma instituição onde as políticas e propostas têm começo e as boas ideias não têm fim, elas são aprimoradas e evoluem constantemente. Eu acredito que essas iniciativas são fundamentais para o futuro da educação. O Conpeex, a partir de hoje, não pertence mais à Universidade Federal de Goiás, ele é um evento da educação superior do estado de Goiás”, enfatizou o reitor da UFG.

“Precisamos sim, de um caminhar que rompa definitivamente com os limites das nossas instituições, não faz sentido, não somos concorrentes em absolutamente nada e com a nossa união, sem dúvida nenhuma, quem vai ganhar é a sociedade. Hoje pra mim é um dia histórico porque nós temos na abertura desse evento, a representação das universidades e o compromisso de aprofundarmos cada vez mais essa relação”, concluiu.

O papel da Fapeg

Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

Durante a abertura, Zaira Turchi ressaltou que “o Conpeex chega a sua 15ª edição mantendo o seu histórico de um dos mais importantes eventos da UFG pela dimensão e pelo pleno envolvimento da comunidade acadêmica, com uma programação científica e cultural extremamente variada”. A presidente da Fapeg destacou que a Fundação apoiou todos os grandes eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizados em Goiás. “Todas as instituições que solicitaram o apoio da Fapeg para realizar os grandes eventos relacionados à Semana Nacional estão sendo contemplados com nosso apoio, com recursos estaduais”. Ela aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da gestão que, desde 2011, apoia por meio de editais de fluxo contínuo a realização de eventos científicos em todas as instituições de ensino e pesquisa de Goiás.

Como o tema do Conpex deste ano permite abordagem em diferente faces sobre a Ciência no combate às desigualdades, a presidente da Fapeg, que também preside o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), ressaltou o papel importante das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, especificamente da Fapeg, na missão de fomentar e induzir a pesquisa científica, tecnológica e de inovação nos estados e assim contribuir para a redução das desigualdades regionais, das assimetrias. Ela enfatizou a contribuição da Fapeg para o desenvolvimento regional, científico e de inovação e afirmou que, desde 2012, todos os programas de pós-graduação credenciados, das instituições sediadas no estados de Goiás, possuem bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Fapeg por meio de editais regulares. Pontuou sobre edital específico para estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu que ingressaram nos programas por meio de ações afirmativas e falou, também, da Chamada Pública com o Conselho Britânico para grupos sub-representados da ciência (mulheres e minorias raciais) para cursar mestrado no Reino Unido. Citou, inclusive, que uma das bolsistas de mestrado da Fapeg, teve um desempenho excelente na sua pesquisa sobre células-tronco e biologia do câncer que foi premiada com bolsa integral para cursar doutorado naquele País.

Além das bolsas regulares de formação, a professora elencou o financiamento de modalidades de bolsas contribuindo para atração e fixação de pesquisadores no Estado de Goiás e a importância da Fundação no fomento a projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento e em áreas estratégicas contribuindo para fortalecer grupos de excelência e para formar novos grupos de pesquisa, incluindo a estruturação de laboratórios e o apoio ao empreendedorismo e inovação. “Temos a certeza de que, com muito trabalho temos cumprido com o nosso papel de reduzir as desigualdades regionais e contribuído para o avanço da ciência no Estado”, concluiu.

O trabalho desenvolvido pela gestão da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, foi elogiado pela fala das autoridades participantes, especialmente no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em todas as áreas do conhecimento, dentre elas o próprio reitor da UFG, Edward Madureira, que classificou a gestão como revolucionária, capaz de garantir fomento para que as pessoas que fazem ciência no Estado pudessem continuar seus estudos em Goiás.

Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

A Conferência
O escopo da apresentação do secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Álvaro Prata, se traduziu na importância da ciência; o futuro em ciência, tecnologia e inovação e o papel da ciência para vencer as desigualdades. Falou das tecnologias advindas da ciência e o seu uso, como a eletricidade, o automóvel, avião, fornecimento e distribuição de água, eletrônica, mecanização agrícola, computador, telefone, da nanotecnologia, bio-engenharia, do uso das tecnologias emergentes como a internet das coisas, biologia sintética, nano e microssatélites e comentou sobre as novas tecnologias no contexto das desigualdades, seja social, econômica, de gênero, racial, de oportunidades, étcnica, ambientais. “A ciência pode resolver problemas sociais candentes, problemas do planeta, doenças degenerativas, mas é preciso disponibilizá-las, reduzir distâncias entre o conhecimento e sua aplicação”.

Ele ressaltou, ainda, a importância de políticas públicas que reflitam rumo à amplitude para o desenvolvimento social. “A ciência reduz desigualdades, ela cria oportunidades, melhora a qualidade de vida, inspira e fortalece, empodera, gera riquezas, resolve problemas, educa, une as pessoas em torno de desafios comuns”.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo