Na vanguarda do Ensino à Distância, Universidade lança o Programa UEG em Rede
Num auditório repleto de estudantes, professores e diretores de escolas, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Governo do Estado lançaram nesta quinta-feira, 14, no Centro de Convenções de Anápolis, o UEG em Rede, programa que possibilitará o acesso e a presença da educação pública e gratuita a todos os municípios goianos.
A solenidade iniciou com a exibição de um vídeo que apresentou ao público quais as etapas de implantação do Programa UEG em Rede e como ele funcionará, além de como o sistema de Educação à Distância oportuniza a inclusão e a democratização do ensino superior com qualidade.
O governador José Eliton de Figuerêdo afirmou que o Programa UEG em Rede vai resolver um dilema: todos os anos milhares de jovens do interior concluem o ensino médio e não ingressam no ensino superior por falta de condições para se deslocar para a capital ou cidades maiores e, por questões orçamentárias e operacionais, é impossível levar a Universidade de forma presencial para todos municípios goianos.
Dessa forma, para ele o Programa “representa mais que a democratização e a universalização do Ensino Superior, representa dar a quem mais precisa a oportunidade de sonhar com um futuro melhor […] esse programa vai fazer da UEG, cada vez mais, um instrumento de transformação pessoal e de impacto social”, disse o governador, reforçando que é dever do Estado promover o acesso à formação superior a toda população.
Ideia visionária
De acordo com o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, só na primeira etapa, o Programa alcançará quase 50 municípios a mais, além dos 41 câmpus onde a Universidade já está presente e além dos 15 polos de Educação à Distância já existentes. De início, 11 mil alunos serão atendidos e a perspectiva é chegar ao final de 2022 ofertando 45 mil vagas em cursos EaD em todo o estado.
Uma concepção visionária, o UEG em Rede foi desenvolvido a partir da troca de experiências com o Governador do Estado de São Paulo, Márcio França. Haroldo Reimer explicou que as três grandes universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp – capitaneadas pelo governo criaram a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) que, ao congregar professores dessas instituições, dá qualidade aos cursos à distância.
E nessa direção, a UEG está em um processo para o estabelecimento de convênio com a Univesp, o que agregará valor àquilo que já é realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear).
O reitor ainda assegurou que “o UEG em Rede é uma porta aberta de possibilidades aos municípios goianos” que fará com que a Universidade continue sendo uma ferramenta de transformação da realidade “e, que, junto com outros atores, se colocará na vanguarda da Educação à Distância”.
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves ao fazer uso da palavra enfatizou que a criação do Programa vai permitir que a Educação Superior seja levada não apenas aos quatro cantos do estado, mas, especialmente, às casas dos cidadãos.
Para o professor Valter Gomes, diretor do Cear, o grande potencial do UEG em Rede é que haverá um professor-tutor acompanhando um número pequeno de alunos. “Cada professor-tutor acompanhará no máximo 50 alunos e isso permitirá que ele faça a mediação pedagógica. É educação superior mediada por tecnologia, mas é educação e de muita qualidade, assegura o diretor.
Na solenidade foram assinados a abertura imediata do processo seletivo simplificado para sete mil vagas para os cursos do UEG em Rede e também o termo de adesão ao programa.
Na primeira etapa, o Programa UEG em Rede oferecerá os seguintes cursos:
# Graduação: Bacharelado em Administração (4 anos); Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos).
# Pós-graduação: Especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde (18 meses cada).
Entre os municípios que já aderiram ao Programa estão: Abadiânia, Acreúna, Águas Lindas, Alto Horizonte, Anicuns, Aragarças, Aruanã, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Alta, Caiapônia, Campinorte, Catalão, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristalina, Fazenda Nova, Bonfinópolis, Goianira, Goiatuba, Guapó, Indiara, Itapaci, Itauçu, Mara Rosa, Montividiu, Mozarlândia, Nerópolis, Nova Roma, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Paraúna, Petrolina, Planaltina, Rio Verde, Rubiataba, Nova Veneza de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São Miguel do Araguaia, Valparaíso, Vianópolis, Vicentinópolis e Teresópolis.
O lançamento também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Ribeiro, o secretário de Estado da Educação, Marcos das Neve, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, além de prefeitos de várias cidades, vereadores e representantes de Secretarias Municipais de Educação.
Para saber mais e acompanhar as novidades do programa, acesse: www.ueg.br/uegemrede
Fonte: CeCom|UEG