Presidente da Fapeg participa do Seminário Internacional de Educação Superior

Autoridades em evento da UEG
Autoridades participam da abertura do I Seminário Internacional de Educação Superior, no Basileu França.
Foto: Ascom Fapeg

Com o objetivo de discutir a expansão e o processo de democratização do ensino universitário no Brasil, começou nesta segunda-feira, dia 4, o I Seminário Internacional de Educação Superior. A abertura do evento foi realizada no Teatro Basileu França, em Goiânia, e contou com as presenças de autoridades, entre elas, o governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi.

Realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO) e pela Universidade de Rio Verde (UniRv), com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Seminário segue até terça-feira, dia 5, com uma extensa programação de palestras e mesas temáticas. (Confira aqui).

Reitor UEG
Reitor da UEG, Haroldo Reimer, destaca a importância da internacionalização para as pesquisas
Foto: Ascom Fapeg

O reitor da UEG, Haroldo Reimer, durante a abertura do evento, destacou a importância de se discutir a internacionalização para a educação superior como forma de promover maior visibilidade à pesquisa realizada no Estado. Ele falou sobre a contribuição de cada instituição presente no evento para o desenvolvimento de Goiás e a importância do diálogo entre os vários setores da sociedade como universidades, governo e empresas. “Cada uma dessas, no seu espaço de atuação, realiza trabalhos importantes para o Estado de Goiás”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO), Marcos Elias Moreira, é preciso discutir de forma coletiva sobre a educação superior e a formação de professores. “Precisamos ouvir, pesquisar. Professora Zaira é nossa conselheira, a quem agradecemos muito, porque foi central na viabilização desse momento que estamos vivendo. Ela sabe que, sem discutir a formação de professores, não somos capazes de ter uma educação de qualidade para a população. Como construir uma relação onde pesquisadores, professores e diferentes atores podem interagir para construir uma boa educação no estado? Nesse sentido vamos ouvir experiências”, ressaltou Marcos Elias.

Expansão da educação superior

Lúcia Vânia senadora destaca papel da UEG
Senadora Lúcia Vânia destaca a importância da UEG para a interiorização do ensino superior
Foto: Ascom Fapeg

A senadora Lúcia Vânia, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, disse na abertura do evento, que a UEG é essencial para o papel da interiorização e da regionalização ao levar o ensino de qualidade ao interior permitindo que jovens que não teriam acesso à universidade obtivessem seu diploma. “A UEG possibilitou que milhares de jovens concluíssem a graduação e a pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa formação universitária, não tenho dúvida, mudou o perfil socioeconômico”, disse Lúcia Vânia. Ela explica que as empresas e instituições deixaram de importar profissionais de outros locais, podendo contar com os da própria cidade ou mesmo enviá-los para outras localidades.

Para o reitor da UEG, Haroldo Reimer, é necessário fazer um processo de interiorização “contribuindo com a superação de assimetrias que foram construídas historicamente”.  O governador José Eliton destacou que é preciso a inclusão social e falou sobre o avanço da educação superior em Goiás, que se iniciou com a criação da UEG e depois com a Fapeg, que “começou pequena e hoje se posiciona entre as grandes nacionais. Faço referência aqui ao trabalho da professora Zaira, que sua determinação impressiona. Não há estado que cresça sem pesquisa, sem inovação. A verdadeira inclusão é a ofertada pela educação superior, pelo conhecimento científico”, diz José Eliton.

Jose Eliton
Governador José Eliton ressalta a importância da educação para a transformação da sociedade
Foto: Ascom Fapeg

O governador ainda falou sobre as próximas ações do governo do estado, que estabelecerá convênio com uma universidade de outro estado para ampliar a oferta de cursos aos goianos e tornará o Centro de Excelência do Esporte um espaço para a formação de atletas de alta performance em uma parceria com a Eseffego e UEG. José Eliton ainda destacou sobre a importância de se continuar investindo nas áreas de educação em Goiás. “Tenho convicção que a agenda de investimentos é fundamental. A grande transformação vem da educação. Não só manterei a agenda de repasses à UEG, à Fapeg, às instituições de ensino, mas ao longo do tempo, sempre que a condição fiscal permitir, vamos ampliando os investimentos. Assim vamos transformar a sociedade”, finaliza o governador.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo