Reitor da UEG é eleito presidente da Abruem

Reitor da ueg é eleito presidente da AbruemO reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, foi eleito na tarde desta quinta-feira, 24, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. As eleições foram realizadas durante o 62º Fórum Nacional da Abruem, que está sendo realizado entre 23 e 25 de maio na Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Como vice-presidente, foi eleito o reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior. Ambos assumirão a gestão da Associação em agosto de 2018, com mandato até 2020. A rede de Instituições de Ensino Superior (IES) da Abruem representa 35% das matrículas do ensino superior público, quase 50% da produção intelectual do País.

Ao todo, 45 IES são associadas à Abruem, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). O objetivo principal da Associação é aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Para Haroldo Reimer, é um grande desafio e uma honra assumir a presidência da Abruem. De acordo com o reitor, as universidades públicas passam por um momento de grande desafio, já que, muitas, se encontram em dificuldades orçamentárias e financeiras.

“Diante deste cenário, vários segmentos discutem se as universidades estaduais e municipais devem permanecer gratuitas. Nós reafirmamos a importância da gratuidade das universidades no ensino público conforme está estabelecido na Constituição Federal e também nos estados, em particular em Goiás”, destaca.

Reimer enfatiza que a presidência da Abruem projeta Goiás e a UEG para além das fronteiras estaduais, para além dos diversos cenários no território nacional. “Além disso, esse novo desafio que assumo a partir de agosto deste ano leva o nome da UEG para junto de tramitações e contextos internacionais nos quais a Associação, por meio de suas associadas, se faz presente”.

Fonte: CeCom|UEG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo