Fapeg e British Council publicam resultado do edital de Mestrado para Grupos Sub-Representados

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o British Council divulgaram o resultado do edital de Bolsas de Estudos de Mestrado para Grupos Sub-Representados na Ciência no Brasil. Foram selecionados: Guilherme Paulino Dias e Nathalia da Silva Rodrigues Mendes. Confira aqui. O objetivo desta chamada é a promoção de um programa de mestrado no Reino Unido, como uma experiência abrangente para fortalecer a participação de grupos sub-representados nas áreas de ciência e inovação no Brasil, como mulheres de minorias étnicas, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas.

Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que dos 12.780 pesquisadores brasileiros que receberam bolsas de pesquisa internacional em 2014, com base na autodeclaração, 64,8% eram brancos, enquanto 3% orientais, 16,4% eram mestiços e 2,4% negros. Além disso, das bolsas de estudo nacionais concedidas pelo CNPq em 2015, no âmbito da participação das mulheres, 59% foram atribuídas a mulheres brancas e 26, 8% a mulheres negras. Com relação aos homens, 56,3% foram alocadas aos brancos e 24,3% aos negros.

Sob a linha de Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o programa busca alavancar a participação de tais grupos nas áreas da ciência, bem como apoiar o ambiente científico e de inovação no país.

Bolsistas selecionados

Guilherme Paulino Dias
Nathalia da Silva Rodrigues Mendes

Candidatos na lista de espera
Letícia Lima das Chagas

Confira o resultado aqui.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg com informações do British Council.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo