Presidente da Fapeg participa do Fórum Mundial da Água

A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participa nesta semana, em Brasília, da 8ª edição do Fórum Mundial da Água (Water World Forum) – evento realizado pela primeira vez no Brasil. O Confap foi uma das entidades que atuou junto à organização para o estabelecimento de uma pauta científica dentro da programação do Fórum.

Maria Zaira Turchi participa nesta segunda-feira, dia 19 de março, do High Level Panel “Science-Policy Dialogue: Key to Solve Global Water Challenges and Support Decision Making” (Painel de Alto Nível, Diálogo político-científico: chave para resolução dos desafios globais da água e suporte na tomada de decisões), envolvendo ministros, cientistas e painelistas das diferentes regiões do globo, incluindo o Brasil. Ela participa, dentro deste painel, da mesa-redonda “The Role of Science, Technology and Innovation in Water Global Challenges” (O papel da ciência, tecnologia e inovação nos desafios globais da água), como moderadora.

Junto da presidente da Fapeg e do Confap, participam da mesa, também, Sylvester Mpandeli (África do Sul), Tony Slatyer (Austrália), Andrea Travnicek (Estados Unidos), Panagiotis Balabanis (União Europeia) e Antonio Eduardo Lanna (Brasil). Entre as discussões a serem levantadas na mesa, os tópicos dos desafios da água em cada região e as possíveis maneiras de cooperar para criar massa crítica e trabalhar de forma conjunta.

Fundo para pesquisa
Na quarta-feira, dia 21, a presidente do Fapeg, Maria Zaira Turchi, participa da solenidade de abertura da sessão especial Continued Funding for Research (Financiamento continuado para a pesquisa), que será coordenada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges. Participam, ainda, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A atividade terá como conferencistas Panagiotis Balabanis (Comissão Europeia), Dominique Darmendrail (JPI Water), Oscar de Moraes Cordeiro Netto (Agência Nacional de Águas), Ângelo Antônio Agostinho (Universidade Estadual de Maringá) e Tobias Bleninger (Universidade Federal do Paraná). A moderação será feita pelo diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales.

Sobre o Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne cerca de 70 países interessados no assunto. O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

O evento é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações do Fórum Mundial da Água.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo