Cerimônia marca lançamento do Atlas Rural e Agropecuário de Goiás

Professora Zaira participa do lançamento do Atlas AgropecuárioNa última quinta-feira, 15, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, e o vice-governador José Eliton Júnior lançaram o Atlas Rural e Agropecuário do Estado em cerimônia oficial realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, estava entre as autoridades do governo estadual e da capital que participaram da cerimônia,  além de 47 prefeitos de municípios goianos e servidores da Agência.

O Atlas foi apresentado aos convidados pelo presidente da Emater, Pedro Arraes, através da plataforma on-line, que está disponível no portal da Agência. A ferramenta conta com sete categorias de dados e 101 indicadores com informações sobre as áreas rurais, mas também dados demográficos, econômicos e climáticos.

Entre as informações que podem ser encontradas estão números de estabelecimentos rurais, PIB Agropecuário, temperatura de solo, saneamento rural, índice de precipitação pluviométrica e temperatura.

Atlas agropecuário
Foto: Emater / Nivaldo Ferr

Arraes ressaltou ainda que o Atlas traz informações organizadas que auxiliarão produtores e gestores, além de ser um importante referencial da cultura da inovação que a Emater quer fazer prosperar.

O vice-governador José Eliton reforçou que a ferramenta reflete a preocupação do Governo de Goiás em atender às necessidades dos municípios goianos e o trabalho conjunto do Estado com a Emater em sua transformação como Agência de Inovação na assistência ao produtor rural.

O prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro, exaltou que o Atlas “é um trabalho minucioso que vai auxiliar na tomada de decisões e é de grande valia para os pequenos produtores que não têm acesso a tecnologias avançadas.”

Segundo ele, é necessário ações como essa para dar condições para as famílias e os filhos dos agricultores familiares permaneçam no campo. Além disso, com essa ferramenta, os prefeitos vão conseguir conhecer as potencialidades de cada região.

Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação – Emater (Texto: Larissa Andrade, com alteração)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo