Fapeg fomenta evento de economia rural
Tem início no próximo domingo, dia 27, o 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). O evento é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e tem fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O Congresso deste ano, que será realizado até o dia 30 deste mês, tem como tema Heterogeneidade e suas implicações no setor rural brasileiro. A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, participará da cerimônia de abertura.
“A escolha do tema do evento é sempre uma questão complexa visto que, além de estar relacionado ao meio rural brasileiro, deve contemplar as áreas de Economia, Administração e Sociologia de forma interdisciplinar. Felizmente, a temática da heterogeneidade no meio rural atende a estas condições, principalmente no caso do Brasil, país marcado por fortes desigualdades sociais e econômicas”, afirma o presidente da Sober, Marcelo José Braga, na página virtual do evento.
Segundo ele, as assimetrias na distribuição de capital físico e humano têm sido fatores determinantes na persistência histórica de elevada desigualdade da distribuição da renda e da pobreza no meio rural. “As políticas públicas têm um papel fundamental em promover a redução das disparidades no meio rural”, afirma. E ainda ressalta que existe urgência na formulação compatível de políticas de educação no meio rural, de assistência técnica e extensão rural, de um sistema tributário eficiente, e de infraestrutura e desenvolvimento territorial.
Congresso
O objetivo principal do evento é promover a reunião e facilitar a discussão de temas relacionados à agricultura, agronegócio e desenvolvimento rural do Brasil mediante participação de pesquisadores, técnicos, profissionais, instituições e formuladores de políticas públicas identificados com a economia rural, sociologia e administração Rural. Participarão do evento cerca de 1,5 mil pessoas. O Congresso contará com palestras, grupos de trabalho, painéis, sessões organizadas e minicursos.
Entre os temas a serem abordados estão O agronegócio do Estado de Goiás, A agricultura familiar tem futuro: uma reflexão do Ano Internacional da Agricultura Familiar e Jogos de empresas e aprendizagem vivencial: uma opção metodológica para o ensino de Administração e Economia Rural. Também serão realizadas sessões de apresentações de trabalhos durante todo o evento.
O evento recebeu R$ 22,3 mil da Fapeg por meio da chamada pública nº01/2014 de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação no Estado de Goiás.
Mais informações: (62) 3201-8081