Zaira Turchi: vice do Confap é reconhecimento pelo trabalho na Fapeg

A professora Maria Zaira Turchi assume mais uma vez como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O objetivo é projetar cada vez mais Goiás no âmbito nacional e internacional. Neste mês, ela também foi eleita vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), organização que tem ganhado importância política e estratégica na defesa de mais recursos para a pesquisa e inovação. Confira a entrevista de Zaira Turchi ao site Goiás Agora.

A senhora foi eleita recentemente vice-presidente no Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) para o biênio 2015-2017. Como vê a importância dessa conquista para Goiás?
Zaira Turchi – O Confap reúne 25 Fundações e é o grande articulador do sistema estadual de ciência e tecnologia, porque ao reunir todas as Fundações, faz uma pauta de atividades e uma agenda pró-ativa em relação ao avanço da ciência, tecnologia e inovação no nosso País. Portanto, hoje, Goiás e a Fapeg ocupar o lugar de vice-presidente do Confap é um destaque nacional importante. E não só nacional, porque hoje o Confap tem feito inúmeras parcerias e está cada vez abrindo mais a interlocução com organismos internacionais. De fato, é um reconhecimento do trabalho realizado pela Fapeg e uma possibilidade muito importante de estar na articulação de decisões relevantes para o Brasil neste âmbito da ciência, tecnologia e inovação. Também é um destaque, sem dúvida para Goiás e região Centro-Oeste, uma vez que esta é a primeira vez que ocupamos este lugar de destaque num conselho que é tão respeitado. É uma oportunidade para Goiás se projetar ainda mais no âmbito nacional e internacional.

Qual a primeira tarefa como vice-presidente do Confap?
Zaira Turchi – Estou indo nesta semana a Londres para uma missão atribuída por esta nova função. É uma negociação para um edital com o Conselho Britânico voltado para a agricultura, biologia e biotecnologia para a possibilidade do lançamento de um importante edital. Já vou nessa missão com um esboço de edital desenhado, e vou para aprofundar a discussão e concluir este edital.

Quais os próximos editais da Fapeg?
Zaira Turchi – É importante lembrar que estão abertos editais em sua quarta edição, como o edital de Bolsas de mestrado e doutorado para os programas de pós-graduação das instituições sediadas em Goiás. Aberto até abril e é importante ver o edital no nosso site www.fapeg.go.gov.br para poder submeter seus projetos e propostas. Encontra-se aberto também o edital Programa Primeiros Projetos, numa parceria Fapeg e CNPQ, com um objetivo de apoiar os jovens pesquisadores que ainda não tiveram o financiamento em projetos de pesquisa e como as instituições de ensino superior de Goiás expandiram e temos vários jovens doutores no Estado, esta é uma bela oportunidade de submeter projetos para ter fomento para o desenvolvimento de pesquisas importantes. Também em continuidade, encontra-se aberto o edital de Realização de Eventos Científicos e de Participação em Eventos Científicos, que são editais de fluxo contínuo. Ainda estão abertos os editais que foram lançados no final do ano passado que é o edital de Apoio a programas de pós graduação de stricto sensu e outro de bolsas de iniciação científica. E estamos também com outros, que em breve vamos lançar, dando continuidade as nossas ações de bolsas, fomento a pesquisas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo