3º Ceagre Agro Experience em Rio Verde discute mudanças climáticas e seus impactos na agricultura
O evento é uma iniciativa do Instituto Federal Goiano e Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) que já se consolidou como um grande atrativo para o mercado do agro e para a academia. A Fapeg é parceira na criação e estruturação do Ceagre
A abertura do 3º Ceagre Agro Experience, realizada nesta terça-feira (14) em Rio Verde, Goiás, marcou o início de um evento de três dias dedicado ao agronegócio. Autoridades, produtores rurais, empresas do setor, pesquisadores e membros da sociedade estão reunidos para discutir o impacto das mudanças climáticas na agricultura. A cerimônia inaugural ocorreu no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).
O evento oferece uma série de atividades, incluindo ambientes de negócios, palestras, mesas-redondas, bate-papos, exposições de tecnologias, empresas e startups do agronegócio, além de um dia de campo com foco em temas como tecnologia e empreendedorismo. Destacam-se a 6ª Maratona de Inovação da Diretoria de Extensão do Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano, visitas a laboratórios e ambientes agrícolas inovadores, bem como um dia dedicado ao empreendedorismo feminino no setor agro.
Marcos Arriel, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), instituição que fomentou a criação e estruturação do Ceagre, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes setores no projeto do Centro, destacando os investimentos em pesquisa e inovação realizados em Rio Verde e no IF Goiano. “É um evento consolidado e que a cada ano se fortalece, assim como as parcerias estabelecidas, sugerindo que a visão governamental sobre a política de centros de excelência em 2019 foi bem-sucedida, resultando na implementação de seis centros de excelência no estado”, diz.
Representando o governo federal, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, expressou sua satisfação em visitar o IF Goiano e elogiou os resultados dos projetos financiados pelo CNPq na região. Ele parabenizou a iniciativa do Ceagre em abordar questões como o aquecimento global e destacou a importância da produção sustentável para o futuro do setor. “Parabenizo o Ceagre por abordar questões tão importantes como o aquecimento global, destacando o papel fundamental da produção sustentável para o futuro do nosso setor”, completa.
Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde, enfatizou o potencial econômico da região, destacando sua posição como importante produtor agropecuário do país. “O crescimento populacional global e a necessidade crescente de produção de alimentos são desafios inegáveis. A ciência permeia todas as esferas da vida, e fomos incentivados pelo Instituto Federal Goiano e pelo Governo Federal, com o apoio da Fapeg representando o Estado, a estabelecer este centro que se tornou um polo de pesquisa e soluções”.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que na cerimônia de abertura representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou que investimentos nesses pilares são fundamentais para impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade do setor, garantindo não apenas um presente próspero, mas também um futuro promissor para todos os envolvidos na cadeia agrícola de Goiás.
“Sabemos que nosso estado possui um potencial agrícola imenso, e é por isso que devemos ser exigentes em nossas abordagens e investimentos. Não podemos ficar para trás quando se trata de adotar tecnologias de ponta, de promover pesquisas que levem a práticas mais eficientes e sustentáveis, e de incentivar a inovação que nos permitirá enfrentar os desafios futuros com confiança”, pontuou.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições, encerrando com debates sobre o papel da ciência e da pesquisa no desenvolvimento do agronegócio frente aos desafios climáticos. Participaram da mesa de honra, o reitor do IF Goiano e presidente do Conif, Elias de Pádua Monteiro; o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Ricardo Galvão; o diretor de Avaliação da Capes, Antônio Gomes de Souza Filho; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel; o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves; o diretor-geral do Campus Rio Verde do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva; o pró-reitor de Pós-graduação, pesquisa e inovação do IF Goiano e diretor-geral do Ceagre, Alan Carlos da Costa; e o deputado estadual Lucas Faria do Vale.
Texto: Comunicação Setorial Fapeg
Fotos: IF Goiano