Seel apresenta propostas para ações do Gabinete de Políticas Sociais
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer é um dos órgãos que compõe o Gabinete de Políticas Sociais, que é coordenado pela primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, Gracinha Caiado. O gabinete foi criado com o intuito de promover ações integradas de diversos setores do governo estadual nas cidades mais necessitadas de Goiás.
Para tanto, o Instituto Mauro Borges desenvolveu um estudo que, como resultado, apresentou dados que indicaram quais a cidades que possuem maior grau de carência em nosso estado, o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Goianas (IMCF).
A partir das informações tabuladas pelo IMB, os órgãos que fazem parte do Gabinete de Políticas Sociais iniciaram um planejamento de ações que possam melhorar a qualidade de vida dos goianos residentes nos 10 municípios que apresentaram os índices mais baixos.
A Seel apresentou quatro eixos de trabalho de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são a extensão de programas desenvolvidos pela secretaria, tais como Movicidade, Iniciação Esportiva, eventos esportivos e os Jogos Abertos de Goiás.
“Queremos ações continuadas nestas regiões, pois não podemos ir um dia, oferecer lazer para a população e não deixarmos nenhum legado para essas famílias que tanto precisam”, argumentou Jonas Godinho, superintendente executivo de esporte e lazer, que representou o secretário Rafael Rahif na reunião.
Durante a apresentação, representantes da Seel sinalizaram com um déficit de professores de educação física em várias das cidades listadas pelo IMCF, por isso, outro objetivo é a capacitação de membros da sociedade local para a continuidade das atividades.