Professores de 23 cidades realizam Curso de Formação e Capacitação para atuarem em projetos esportivos do Governo de Goiás, em parceria com a La Liga
O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, iniciou nesta segunda-feira (28) o Curso de Formação e Capacitação de professores, para projetos esportivos que serão implantados em parceria com a La Liga, instituição que organiza a primeira e a segunda divisão do Campeonato Espanhol.
O curso tem duração de três dias e está sendo oferecido para profissionais de 23 municípios goianos, que foram escolhidos para receber projetos esportivos, com base em critérios adotados pelo programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais, que identificaram os municípios com maior vulnerabilidade.
O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, participou da abertura do evento e exaltou a qualificação que os professores vão adquirir neste período. “Temos aqui profissionais dá área de formação do desenvolvimento do ser humano, que é o nosso principal foco. O que nós estamos trazendo para vocês (professores) é um presente. Aproveitem ao máximo esta oportunidade e levem esta bagagem para o município de vocês, quando os projetos forem implantados”, afirmou o titular da pasta.
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) foi representada pela diretora do Programa Bolsa Universitária, Rúbia Prado, que destacou o papel do Goiás Social na implantação do projeto. “O intuito do programa é levar serviços da área social, envolvendo várias secretarias para levar dignidade às populações das cidades em que nós mapeamos e identificamos maior índice de carência entre as famílias, e com base nesses dados executar projetos”, detalhou.
Representante da La Liga no Brasil, Alberto Castelló ressaltou que o objetivo da qualificação não é apenas ensinar, mas agregar conhecimento e experiência aos profissionais que vão atuar nos municípios. “Temos a experiência de projetos esportivos e sociais espalhados pelo mundo, e entendemos que esse conhecimento precisa ser compartilhado, para agregar com o conhecimento que vocês já têm, para fortalecer o trabalho desenvolvido no dia a dia”, pontuou.
O Curso de Formação e Capacitação é dividido entre conteúdos teóricos, com ementa que envolve temas como introdução a projetos esportivos, formação integral de jogador e educação de valores através do esporte, e uma parte prática, que vai ser realizada no último dia, na quarta-feira (30), no estádio Serra Dourada.
Também participaram da abertura do curso os superintendentes de Paradesporto e Fomento Esportivo, Roberta Wendorf, Segurança e Infraestrutura Esportiva, Rudson Guerra, Esporte e Lazer, Antônio Carneiro, e Gestão Integrada, Lusimar Santos.