Paraguai vence a Bolívia em primeiro jogo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira na Copa América
Depois de 32 anos o Estado de Goiás voltou a entrar na rota da Copa América. Nesta segunda-feira (14), o estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, administrado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, recebeu o duelo entre Paraguai e Bolívia, válido pela 1ª rodada do Grupo A. No primeiro dos sete jogos que serão realizados em Goiânia na competição continental, os paraguaios venceram de virada na estreia, pelo placar de 3 a 1.
O Paraguai começou pressionando nos primeiros minutos iniciais, mas foi surpreendido na sequência. Após análise da arbitragem de vídeo, foi flagrado o toque na mão dentro de área de Arzamendia, e assinalado o pênalti para a Bolívia. Coube a Erwin Saavedra, jogador com passagem pelo Goiás, marcar o primeiro gol da Copa América em solo goiano.
O restante da partida foi todo de pressão paraguaia. Este cenário ficou ainda mais evidente quando Cuellar fez falta dura e recebeu o segundo cartão amarelo, já nos acréscimos da etapa inicial. Com um a mais em campo, o Paraguai veio com tudo no segundo tempo para buscar a virada.
O empate veio em um belo gol de Romero Gamarra, aos 16 minutos, pegando chute de primeira da entrada da área. A virada veio três minutos depois, com Ángel Romero, que aproveitou o rebote do goleiro e cabeceou para o gol vazio. Com vantagem numérica em campo e no placar, o jogo ficou tranquilo para o time albirrojo, que finalizou o placar aos 35 minutos, novamente com Ángel Romero, que recebeu em profundidade e bateu cruzado para fazer o terceiro.
A partida entre Paraguai e Bolívia, assim como toda a Copa América, foi disputada sem público e seguiu rígidos protocolos de segurança sanitária no combate à transmissão de Covid-19. O próximo duelo no estádio Olímpico será na quinta-feira (17), entre Colômbia e Venezuela. Depois disso serão realizados mais cinco jogos na praça esportiva (Colômbia x Peru, Equador x Peru, Brasil x Colômbia, além de mais dois jogos das quartas de final).
Esta é a segunda vez que Goiás é escolhido pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) como uma das sedes da Copa América. Em 1989, o Estádio Serra Dourada recebeu 10 jogos da primeira fase da competição, com partidas de Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Bolívia.