Núcleo Paralímpico de Silvânia está em fase de implantação
Após a inauguração do Núcleo Paralímpico de Itapaci, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) segue expandindo o seu projeto de descentralização e interiorização de centros esportivos. Na tarde desta terça-feira (20), uma comitiva da pasta esteve na cidade de Silvânia, para definir o processo de implantação do núcleo, em parceria com a prefeitura da cidade.
Estiveram na reunião com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Silvânia, Wilster José de Sousa, os professores João Batista Turíbio de Sena e José Aparecido Alves Oliveira Júnior, respectivamente Gerente de práticas desportivas e paralímpicas e Coordenador de implantação de núcleos da Seel.
Foram visitadas instalações esportivas do município e escolas, das redes pública e particular, que serão locais da implantação do núcleo. Agora será feito um estudo do perfil de deficiência física presente na região, a partir da inscrição dos participantes do programa, para que sejam escolhidas cinco modalidades paralímpicas a serem desenvolvidas.
Para se inscrever, os interessados precisam levar dois laudos médicos: um informando a deficiência e outro autorizando a realização de atividade física. Além disso, também é preciso apresentar uma foto 3×4, certidão de nascimento ou identidade e comprovante de endereço. Outras cidades que estão com projeto de implantação de núcleos paralímpicos são Cidade Ocidental, Valparaíso e Uruaçu.