Gramados do Serra Dourada e do Olímpico passam por revitalização total

Maior e mais importante palco do futebol goiano, o estádio Serra Dourada ainda não recebeu uma partida oficial em 2020. O gramado do gigante do cerrado passou por um processo de revitalização total, após o término do Campeonato Brasileiro de 2019, para manter o padrão de excelência pelo qual é conhecido em todo o Brasil. O mesmo processo começou a ser realizado no estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, logo após a paralisação do Campeonato Goiano.

A revitalização no Serra Dourada se fazia fundamental, visto que o trabalho não era realizado desde 2017, somado ao desgaste que o campo teve na temporada de 2019, com 39 jogos oficiais realizados, com mandos de campo de Goiás, Vila Nova e Goiânia, válidos pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Goiano.

Para dar tempo ao processo de revitalização, atendendo ao cronograma elaborado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, o Serra Dourada não foi utilizado no Campeonato Goiano. Para suprir esta ausência no primeiro semestre, foi disponibilizado para os clubes o estádio Olímpico, que teve mandos de campo de Goiânia, Atlético e Goiás, sediando jogos de Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

O primeiro passo da revitalização foi a poda vertical da grama, seguido da poda horizontal, na raiz. Na sequência foi feito o processo de aeração, com uma malha de pequenos furos na superfície do terreno, auxiliando na descompactação do solo, garantindo um campo mais macio.

Posteriormente foi colocada uma camada de areia sobre o gramado, auxiliando na drenagem do campo e corrigindo irregularidades. A última fase da revitalização foi a aplicação de pesticidas e herbicidas, além da adubação, protegendo o gramado e garantindo a qualidade do mesmo para a temporada de 2020.

Cumprindo o cronograma estabelecido, os gramados do Serra Dourada e do Olímpico estarão prontos para o Campeonato Brasileiro, que estava marcado para começar neste mês de maio, mas ainda não tem data de estreia estabelecida, e para a retomada da Copa do Brasil, por conta da paralisação do calendário do futebol nacional, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, os gramados seguem com os cuidados de sua rotina de manutenção.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo