Governo de Goiás realiza reunião com comunidade esportiva para esclarecer sobre programas

Atletas, técnicos, dirigentes e presidentes de federação esclarecem dúvidas sobre os programas Pró-Goiás Atleta e Pró-Goiás Esporte, que vão apoiar diversas atividades esportivas em 2026

Encontro esclareceu dúvidas sobre a execução e a prestação de contas dos programas de fomento esportivo

A manhã desta sexta-feira (9) foi de muita conversa e esclarecimento sobre o funcionamento do Pró-Goiás Esporte e Pró-Goiás Atleta, programas de fomento esportivo do Governo de Goiás. Atletas, treinadores, dirigentes e presidentes de federações esportivas participaram do encontro com as comissões dos dois programas, que vão apoiar diversas atividades esportivas em 2026.

A primeira reunião tratou sobre o lançamento do edital do Pró-Goiás Atleta 2026, que vai disponibilizar 1.200 bolsas para os atletas de alto rendimento. Já na reunião do Pró-Goiás Esporte, que lançou o edital ainda em 2025 e contemplou 41 projetos, esclareceu vários pontos sobre a execução e prestação de contas das atividades.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra comentou sobre o crescimento que o Pró-Goiás Atleta teve no ano de 2025. “A grande conquista do Pró-Goiás Atleta foi a inclusão das categorias Goiás Social e Internacional. A preocupação com o social é uma marca do Governo de Goiás, principalmente por meio da primeira-dama Gracinha Caiado. Nós tínhamos muitos atletas não tinham como competir por conta da vulnerabilidade social e financeira. Agora nós estamos tendo a oportunidade de promover a inclusão através do esporte”, ressaltou o titular da pasta.

Sobre o Pró-Goiás Esporte, Guerra comentou sobre o resgate do programa, que fomenta várias iniciativas esportivas, de pessoas físicas e jurídicas. “Vamos mostrar para todos que é possível executar o Pró-Goiás Esporte com o maior carinho e transparência possível, apoiando o esporte financeiramente e colhendo os resultados para o Estado. Sabemos que o momento primordial para o apoio é no começo da preparação”, finalizou Guerra.

Presidente da Federação Goiana de Tiro com Arco, Frederico Fogaça enalteceu a oportunidade de poder ter essa conversa com as comissões dos programas de fomento esportivo. “O encontro é muito importante para a comunidade esportiva, pois traz pra gente uma oportunidade de aproximação e de entender melhor como funciona o projeto, a gestão dos programas, e é a melhor forma de fazer com que todos fiquem cientes do que vai acontecer”, comemorou o dirigente e atleta.

Presidente da Federação Goiana de Triathlon, João Teixeira destacou que a reunião foi essencial para a orientação sobre o processo de prestação de contas dos projetos contemplados pelo Pró-Goiás Esporte. “O encontro que tivemos aqui permite que todos os proponentes tenham conhecimento de uma forma geral sobre a prestação de contas e a transparência necessária para fazer todo o processo de forma correta”, enfatizou o dirigente.

Banner Mobile

Governo na palma da mão