Governo de Goiás realiza Jogos Indígenas de Goiás, em Aruanã

Competição envolveu mais de 300 participantes, de várias etnias do Estado, com modalidades convencionais e tradicionais dos povos indígenas

Corrida de toras foi uma das modalidades tradicionais que estavam no programa de competições

O Governo de Goiás realizou no último fim de semana a 1ª edição dos Jogos Indígenas, em Aruanã, com mais de 300 participantes, de várias etnias do Estado. A abertura do evento aconteceu na noite da última sexta-feira (4), como parte da programação da temporada Mais Araguaia.

A competição seguiu durante todo o fim de semana, com a disputa de modalidades convencionais, como como futebol, vôlei, futsal e atletismo, e também modalidades tradicionais dos povos indígenas, como arco e flecha, corrida de tora, luta corporal e cabo de guerra.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra destacou a importância da criação e realização do evento. “Esse é um momento histórico para a gente. Desde que foi criada a Secretaria de Esporte e Lazer, a gente vem trabalhando com a questão da inclusão social por meio do esporte, o que é uma determinação do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado. Estamos um deixando um legado para as comunidades indígenas, assim como foi feito na Copa Quilombola”, destacou o secretário.

O atleta Lucas Borobó, da etnia Boe Bororo, destacou o apoio que o Governo de Goiás para que as comunidades participassem da competição. “Tivemos o apoio de transporte para nos deslocar até aqui, além de hospedagem e alimentação. Foi maravilhoso a atenção que a organização deu para a gente. A competição também é uma oportunidade da gente conhecer outros povos indígenas, fortalecendo o nosso vínculo e a nossa resistência, demarcando o espaço que a gente tem”, destacou o indígena.

 

Arco e flecha foi uma das modalidades tradicionais disputada nos Jogos Indígenas de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo