Governo de Goiás efetua pagamento de mais duas parcelas do PróAtleta
Resgatando o compromisso feito com os atletas de alto rendimento, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, efetuou nesta terça-feira, 22, o pagamento de mais duas parcelas do programa PróAtleta. Os valores depositados em outubro aos 600 atletas beneficiários do projeto somam o valor de R$500 mil.
Ao todo, já foram seis parcelas das bolsas de incentivo do governo estadual para aqueles atletas que representam nosso Estado em competições escolares, estaduais, nacionais e internacionais.
“Ficamos felizes em efetuar o pagamento de mais duas parcelas do PróAtleta. Todo o esforço de nossa parte representa o compromisso do Governo de Goiás com a classe desportista. De agosto para cá, o investimento feito com as bolsas chega a R$1,5 milhão. Os resultados têm saltado aos nossos olhos, todas as semanas recebemos dezenas de atletas que nos trazem medalhas das mais importantes competições em diversas modalidades. Esta é a função da Secretaria de Esporte e Lazer, criar condições para que nossos atletas treinem em Goiás e nos orgulhem com suas conquistas”, comentou o secretário Rafael Rahif.
O titular da Seel falou ainda sobre uma importante alteração no PróAtleta em 2019, a prestação de contas mensal, instrumento que permite o controle da secretaria sobre a utilização dos recursos investidos pelo Governo de Goiás.
“Temos a ordem do governador Ronaldo Caiado de fazer o uso correto dos recursos públicos, garantindo que os serviços vão chegar até a população, por isso, instituímos a prestação de contas mensal. O atleta que compete o ano todo, que utiliza a bolsa para melhorar suas condições de treinamento, para participar de competições, continuará recebendo a bolsa durante todo o ano. O que queremos evitar é que o atleta participe de uma competição na temporada inteira, mas receba a bolsa todos os meses. Somos rígidos neste sentido, mas os atletas entenderam que eles próprios são os maiores beneficiados neste controle da aplicação dos recursos e têm colaborado muito com a gente”, relatou Rahif.
Segundo o cronograma estabelecido com a Secretaria da Economia e apresentado aos atletas, em novembro serão pagas mais duas parcelas e em dezembro uma parcela, que, somada as parcelas pagas em agosto, setembro e outubro, totalizam as nove parcelas que serão pagas em 2019.
O programa
O PróAtleta tem como objetivo auxiliar atletas de rendimento em Goiás em busca de grandes resultados nas principais competições das mais diversas modalidades. Para isso, o projeto apoia 600 esportistas de oito a 35 anos, divididos em três categorias: estudantil, estadual e nacional, ou seja, desde o atleta em formação até aqueles que já representam nosso Estado internacionalmente. Ao todo são 600 bolsas, sendo que 10% destas são reservadas para o paradesporto.