Forças militares promovem treinamento de ataque químico no Serra
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e o Exército Brasileiro, por meio da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, realizaram, nesta quarta-feira (15), uma simulação de ataque químico em jogo de futebol, no Estádio Serra Dourada. A ação faz parte do treinamento dos profissionais de segurança pública para resgatar vítimas em diferentes estágios de contaminação.
As corporações organizaram dois grupos de pessoas para simular a situação. Um grupo representou os jogadores de futebol e outro os torcedores. Ambos entraram no estádio conforme o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol para os dias de jogos. A torcida se acomodou na arquibancada e o time ficou em campo.
Durante o hino nacional, um dispositivo passou a soltar fumaça para fingir que um ataque químico estava acontecendo. Neste momento, aqueles que estavam na arquibancada começaram a evacuação do local e os bombeiros e os membros do exército tiveram que lidar com a situação, resgatando as vítimas em diferentes graus de contágio. Alguns foram orientados a permanecer no chão, para que os profissionais treinassem o resgate rápido utilizando macas.
Todo a ação durou cerca de 1h30, tempo em que foi possível analisar a coordenação dos profissionais entre os diferentes serviços que devem ser prestados caso ocorra um ataque químico durante uma partida de futebol. O Serra Dourada tem sido um importante espaço para que as forças de segurança, tanto estaduais como federais, realizam treinamentos no local. A Secretaria de Esporte e Lazer reforça que está sempre à disposição das corporações para que a nossa população se sinta cada vez mais protegida.