Estádio Serra Dourada recebe Curso de Homologação para Árbitros de Vídeo
Treinamento realizado pela CBF, em parceria com a FGF, vai capacitar árbitros goianos para utilizarem a tecnologia do VAR
O Estádio Serra Dourada está recebendo durante essa semana um Curso de Homologação para Árbitros de Vídeo, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol, em parceria com a Federação Goiana de Futebol. O período de treinamentos vai contemplar atividades teóricas e práticas, com o objetivo de formar e qualificar os profissionais para utilizarem a ferramenta da tecnologia do VAR em jogos oficiais.
Seguindo critérios técnicos, 22 profissionais do quadro de arbitragem da FGF foram selecionados para participarem do curso. Gerente Técnico de arbitragem de vídeo da CBF, Giuliano Bozzano falou sobre a importância da atividade para elevar ainda mais o nível da arbitragem nacional.
“A arbitragem brasileira segue normas estabelecidas pela Fifa, mas hoje tem a autonomia para homologar árbitros de vídeo para as competições nacionais e internacionais. O que fazemos aqui é trabalhar toda parte teórica e operacional do funcionamento do VAR, para que os árbitros estejam preparados para qualquer situação de jogo que possa acontecer”, destacou o instrutor.
Presidente da Comissão de Arbitragem da FGF, Júlio César Mota destacou a qualificação que a arbitragem goiana vai ganhar com a realização do curso. “O VAR é uma ferramenta que se destaca no futebol atual, e é muito importante que nossos profissionais estejam atualizados e possam servir nas grandes competições”, afirmou.
Além do conteúdo teórico e das atividades práticas, alguns jogos de categorias de base vão acontecer nesta semana no Estádio Serra Dourada, em que os profissionais escalados vão se revezar nas funções de árbitros de campo e de vídeo, vivenciando todas as situações.