Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira recebe jogo amistoso de flag football do Goiânia Rednecks
O Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira terá um fim de semana diferente. A praça esportiva vai receber neste sábado (21) um amistoso de flag footbal, modalidade similar ao futebol americano. O time feminino do Goiânia Rednecks recebe o Brasília Selvagens, às 10h, em confronto que será realizado sem público, em decorrência da pandemia de Covid-19.
O duelo marca o retorno da equipe, que voltou a se reunir há cerca de um mês, para iniciar sessões de treinamentos e realizar amistosos. O elenco atual dos Rednecks conta com 17 jogadoras no feminino e o objetivo do jogo é dar uma bagagem maior para as atletas.
“Viemos de um período de inatividade por conta da pandemia e agora estamos aproveitando esse retorno para renovar o nosso time. Muitas meninas vão realizar o primeiro jogo de futebol americano, e jogar contra o time de Brasília será um grande desafio”, ressaltou Camila Bastos, uma das jogadoras mais experientes do grupo.
O time feminino do Goiânia Rednecks foi criado em 2016, e participou dos seus primeiros campeonatos em 2017, quando conquistou o vice-campeonato na Regional Centro-Oeste do Campeonato Brasileiro, disputada em Brasília, e a sétima colocação na etapa Nacional.
Em 2019 a equipe interrompeu as atividades por conta da falta de atletas, retornando apenas no final do ano. Após seletivas para renovar o plantel, as atividades de treinamentos voltaram, mas logo foram novamente interrompidos com a chegada da pandemia.
Flag
A modalidade flag tem algumas diferenças em relação ao futebol americano tradicional, chamado de full pad. No flag não é permitido derrubar o oponente que tem a posse da bola, o que diminui a quantidade de equipamentos de segurança, como capacete e ombreiras.
Desta forma, a interceptação da posse de bola é feita quando um competidor consegue retirar uma fita (flag) presa à cintura de quem tem a posse de bola. A modalidade 5 x 5 é a que reúne o menor número de competidores por cada equipe.