Copa Quilombola – Regulamento
A Copa Quilombola, edição 2023, é um evento esportivo realizado pelo Governo de Goiás e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – SEEL, dentro de uma ação do Programa Goiás Social, fomentado pelo Fundo PROTEGE.
Todas as comunidades quilombolas e seus territórios no Estado de Goiás poderão participar da competição. Segundo levantamento com base nas informações da Fundação Palmares, são 58 comunidades e 76 territórios no estado.
O campeonato teve a sua primeira edição realizada em 2022, e contou com a participação de 39 equipes, sendo 32 masculinas e sete femininas. Os títulos inéditos ficaram com a Comunidade Vão do Moleque, de Cavalcante, entre os homens, e João Borges Vieira, de Uruaçu, entre as mulheres.
A 2ª edição da Copa Quilombola será realizada em três fins de semana, com duas etapas regionais acontecendo simultaneamente. A bola começa a rolar entre os dias 15 e 17 de setembro, nas cidades de Piracanjuba e Niquelândia. No fim de semana seguinte acontecem as etapas de Posse e Cavalcante. Os campeões de cada regional se enfrentam na fase final, em Goiânia, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Cada comunidade quilombola catalogada pode inscrever uma equipe masculina e uma feminina, com até 22 jogadores e três integrantes da comissão técnica. O regulamento e a ficha de inscrições estão disponíveis pelo site www.esporte.go.gov.br/programas/copa-quilombola. O período de inscrições vai até o próximo dia 31 de julho.
Para mais informações, acesse o regulamento