Copa Quilombola define campeões das etapas regionais e classificados para a fase final

Competição organizada pelo Governo de Goiás começou no último fim de semana, em quatro municípios, com mais de 1.500 atletas. Decisão será em Goiânia

Equipe da Comunidade João Borges Vieira, de Uruaçu, foi a campeã da etapa regional de Niquelândia

No último fim de semana foram realizadas as quatro etapas regionais da 3ª edição da Copa Quilombola, nos municípios de Cavalcante, Posse, Niquelândia e Piracanjuba. Com 57 times inscritos e mais de 1.500 atletas participantes, a competição que já se tornou tradicional entre as comunidades de todos os cantos do Estado de Goiás conheceu as equipes que vão disputar a fase final em Goiânia, entre os dias 20 e 22 de setembro.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra enalteceu o sucesso e consolidação do evento no calendário esportivo estadual. “A Copa Quilombola é aguardada com muita expectativa pelas comunidades, e mais uma vez nós estamos tendo um retorno muito positivo dos participantes”, enfatizou o titular da pasta.

Uma das ações do programa Goiás Social, a Copa Quilombola é organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Os times contam com todo o apoio para participar da competição, como os jogos de uniforme, hospedagem, alimentação e transporte. Além disso, as comunidades recebem materiais esportivos, que ficam de legado para o fomento do esporte local.

“Desde o começo da primeira gestão, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado tratam as comunidades tradicionais do nosso Estado com muito carinho, desenvolvendo políticas públicas para uma população que ficou por várias décadas à margem da assistência do Estado. Nesse sentido a Copa Quilombola não se restringe a ser um evento esportivo, mas também de cunho social, e de valorização cultural”, complementou o secretário.

Artilheiro da fase regional de Niquelândia, com 5 gols marcados, o atacante Vitor “Bodinho”, da equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, falou sobre o orgulho em representar a sua comunidade. “Estamos treinando há um ano para buscar esse título e a classificação para Goiânia, e estou muito feliz em ser campeão e artilheiro. Tenho um orgulho muito grande em poder jogar pela minha comunidade, em uma competição que enaltece a raça negra e minhas origens. Só de falar nisso eu fico arrepiado”, exaltou o jogador.

Fase final

Os campeões e os vice-campeões de cada regional garantiram classificação para a fase final da Copa Quilombola, que será realizada em Goiânia, entre os dias 20 e 22 de setembro. Os jogos decisivos serão disputados no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, que também recebeu algumas partidas da edição do ano passado.

Equipes classificadas

Cavalcante
Masculino: Vão do Moleque e Capela
Feminino: Fênix e Juventude Kalunga

Niquelândia:
Masculino: João Borges Vieira e Rafael Machado
Feminino: João Borges Vieira e Vargem Grande

Posse
Masculino: Brejão e Baco-Pari
Feminino: Baco-Pari e Brejão

Piracanjuba
Masculino: Rosália Ribeiro e Vale do Rio Corumbá
Feminino: Ana Laura e Rosália Ribeiro

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo